Salão do Turismo combina inspiração e visão estratégica

Turismo

O 9º Salão do Turismo é uma fonte estratégica de conhecimento para se atualizar sobre as principais tendências do setor e direcionar ações para fortalecer o turismo como vetor de desenvolver regional. Muitos participantes do evento, além de escolher o próximo destino nacional para conhecer, ressaltam a riqueza de saberes como caminho para gerar novos negócios e valorização regional.

A empresária Maria Helena, da cidade de Arujá (SP), conta que participa do Salão do Turismo mirando novos negócios para sua empresa de pulseiras de identificação de pessoas e bagagens. “Vim estreitar o relacionamento com as empresas do setor. O Salão do Turismo está maravilhoso e os espaços muito bonitos. Eu sou apaixonada por viagem e estou adorando a edição”.

A agente de viagem Sandra Almeida, da capital paulista, revela que está amando o Salão do Turismo e que descobriu nele o próximo destino brasileiro que irá conhecer. “Acabei de descobrir que, em maio, irei para o Maranhão. Os Lençóis Maranhenses são um sonho; estou apaixonada. Os atendentes do estande me conquistaram com informações detalhadas, acolhimento e afeto”.

Gilberto Béo, de São Caetano do Sul, busca uma um pacote de viagem que combine custo-benefício para conhecer mais as belezas naturais do Brasil. “Todos os estandes oferecem um vasto material sobre os destinos. Tudo conta na hora da decisão. Já conheci o Amapá e achei fantástico. Agora eu quero conhecer Caldas Novas (Goiás). O Salão do Turismo reúne profissionais capacitados que fornecem todas as informações para aproveitar a bem a viagem”.

Manoel Ferreira (65) nasceu no Piauí e vive em São Paulo há muitos anos. Após ver uma reportagem na televisão sobre o Salão do Turismo, se sentiu inspirado a viajar. Além de conhecer as promoções e a diversidade de pacotes, também aproveitou o evento para aquecer o coração piauiense durante uma visita ao estande do estado natal. “O Salão do Turismo está muito lindo, tudo feito com muito carinho. A minha próxima viagem será para o Nordeste. Para quem não conhece, recomendo que visite Piauí”, indica ele.

O Salão de Turismo é uma fonte de inspiração. Juliana Nicolini (42), da Secretaria de Turismo de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), percorre o Salão do Turismo focada em serviços e soluções para impulsionar o turismo regional. “Eu fiquei encantada pelos patrimônios e roteiros culturais dos demais estados, pela riqueza dos artesanatos, pelo conhecimento gerado no evento. Vim em busca desse conhecimento e ver o que eu consigo agregar no turismo da minha cidade”.

Prefeito da cidade de Orocó (PE), Ismael Lira também vê o Salão do Turismo como uma oportunidade para potencializar o setor em sua cidade. “Estamos buscando fortalecer cada vez o turismo em Orocó. Nossa cidade tem muita riqueza natural, culturas diversas, povos tradicionais: quilombolas, indígenas. Estou participando do Salão do Turismo para potencializar a nossa força turística, gerando mais desenvolvimento econômico e social”.

O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta com o apoio do SESC, SENAC e Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Zaqueu Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo