Salão do Turismo reforça momento positivo do setor, com viagens corporativas faturando R$ 1,2 bilhão em julho

Turismo

O aquecimento do turismo brasileiro ganha evidência nesta semana com a realização do Salão do Turismo, em São Paulo (SP), que reúne destinos, empresas, investidores e profissionais em um grande hub de negócios e experiências. O cenário é confirmado por dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp): em julho, o segmento faturou R$ 1,23 bilhão, um crescimento de 8,69% em relação ao mesmo mês de 2024, quando alcançou R$ 1,13 bilhão.

“Esses números mostram que o turismo brasileiro vive um momento histórico. Seja a lazer ou a negócios, o setor está crescendo e gerando emprego, renda e oportunidades para todo o país. O Salão do Turismo traduz esse cenário: um grande hub onde mostramos a diversidade do Brasil e fortalecemos investimentos que garantem a continuidade desse ciclo positivo”, aponta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O resultado representa uma guinada no desempenho das viagens corporativas, que até junho vinham mantendo estabilidade em relação ao ano passado. De acordo com o levantamento, hotéis e serviços aéreos responderam por 89% do faturamento total. A hotelaria movimentou R$ 383,9 milhões (alta de 12,52%), enquanto os serviços aéreos chegaram a R$ 700,7 milhões (crescimento de 4,86%). Cruzeiros e transporte rodoviário também registraram expansão expressiva, com altas de 75,14% e 63,93%, respectivamente.

Com os resultados alcançados, a entidade mantém expectativa otimista: somente entre julho e dezembro, a entidade projeta faturar R$ 9 bilhões, consolidando o turismo brasileiro como um dos motores do crescimento econômico brasileiro 2025.

O movimento reforça o ambiente positivo refletido no Salão do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Além de apresentar a diversidade cultural e natural do país, o evento se consolida como vitrine de oportunidades e investimentos para todo o setor. Apenas no primeiro dia, nesta quinta-feira (21.08), o Salão atraiu mais de 12 mil visitantes.

O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo, reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

O evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país com descontos especiais. A iniciativa se alinha ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O encontro na capital paulista é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo