Samu completa 21 anos com estrutura fortalecida e atendimento em todo o Acre

Acre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemorou, nesta terça-feira, 2, seus 21 anos de atuação no Acre com uma solenidade na sede do órgão, em Rio Branco. Criado oficialmente em 31 de agosto de 2004, o Samu se consolidou como um dos serviços mais importantes para salvar vidas no estado, expandindo sua frota, ampliando o quadro de profissionais e garantindo atendimento de urgência e emergência em todos os municípios acreanos.

No início, o serviço contava apenas com uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado, atendendo parcialmente a população. Hoje, são mais de 300 profissionais, duas viaturas de suporte avançado e sete de suporte básico somente na capital, além de unidades distribuídas em todas as regiões.

A coordenadora do Samu, Necila Fernandes, destacou o avanço estrutural e humano ao longo das duas últimas décadas. “Quando começamos, nem todos os municípios tinham ambulâncias. O Samu foi crescendo, tanto em equipamentos quanto em qualificação da equipe. Este é um dia muito especial para todos nós, samuzeiros”, afirmou.

Data reforça relevância do Samu como elo fundamental na rede de atenção à saúde. Foto: Gleison Luz

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, que ingressou no Samu em 2014, ressaltou a evolução e a qualidade do atendimento prestado à população acreana. “Tive a honra de começar como médico regulador, depois passei a médico intervencionista, atuando diretamente nas viaturas. Hoje comemoramos 21 anos com um serviço que segue em curva ascendente, oferecendo atendimento de urgência e emergência de excelência. Que possamos continuar salvando vidas e levando conforto nos momentos mais difíceis”, declarou.

Com trajetória iniciada em 2007 no Samu do Acre, o médico Franco Mariscal, reforçou o sentimento de pertencimento e a importância do trabalho em equipe. “É um orgulho participar dessa família. Passamos tanto tempo juntos que brincamos dizendo que só vamos em casa pegar roupa para voltar ao serviço. O Samu tem salvado inúmeras vidas ao longo dos anos, e é gratificante encerrar cada plantão com a sensação de dever cumprido, ajudando quem mais precisa”, destacou.

Médico Franco Mariscal iniciou sua trajetória no Samu em 2007. Foto: Gleison Luz

Além de marcar um momento de celebração, a data reforça a relevância do Samu como elo fundamental na rede de atenção à saúde. O serviço atua 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo resposta rápida e assistência especializada para casos de urgência e emergência.

A solenidade contou com a presença de profissionais, gestores e autoridades da saúde, que reforçaram o compromisso com a melhoria contínua do serviço. “O Samu é referência em salvar vidas e tem um papel estratégico no cuidado à população. Celebrar 21 anos é reconhecer o esforço de cada profissional e renovar o compromisso de continuar avançando”, finaliza Necila.

Samu se consolidou como um dos serviços mais importantes para salvar vidas no estado. Foto: Gleison Luz

Samu no WhatsApp

Com o compromisso de manter a agilidade e a eficiência no atendimento às urgências e emergências em todo o Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) ampliou o acesso da população aos serviços médicos de emergência.

A partir de agora, os chamados poderão ser realizados também pelo WhatsApp (68) 3216-1300, disponível 24 horas por dia.

A medida reforça a rede de assistência e garante que a população siga recebendo atendimento rápido e seguro, enquanto equipes técnicas realizam a atualização do serviço convencional pelo 192.

Investimentos

Em dezembro de 2024, o governo do Acre entregou novos equipamentos e veículos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Foram quatro ambulâncias destinadas aos municípios de Manoel Urbano, Plácido de Castro (Distrito de Vila Campinas), Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul. Além disso, foram entregues fardamentos, desfibriladores externos automáticos (DEA) e torres de videocirurgia para laparoscopia.

Em uma iniciativa inovadora, a região do Vale do Juruá também passou a contar com um serviço aeromédico exclusivo. Em convênio com a Sesacre, um helicóptero da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) agora realiza transportes aeromédicos em áreas de difícil acesso, reforçando a rapidez e eficiência do atendimento em uma região com desafios geográficos.

Entre as iniciativas de maior impacto, está a implantação do sistema de prontuário eletrônico e monitoramento de frota, ferramenta que possibilita o rastreamento em tempo real das ambulâncias e o registro digital de cada ocorrência.

A gestão também tem investido na valorização dos profissionais que atuam diariamente no serviço de urgência. Recentemente, o governo estadual ampliou as ações de qualificação e capacitação contínua das equipes.

Fonte: Governo AC