Com investimentos realizados por meio da arrecadação das tarifas de água, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) concluiu duas importantes obras de ampliação da rede de abastecimento nos municípios de Bujari e Tarauacá, beneficiando diretamente famílias acreanas com mais saúde, dignidade e qualidade de vida.
No município de Bujari, a expansão da rede de abastecimento chegou à Rua Clotilde Nonato, contando com 120 ligações para as famílias da localidade, que agora passarão a receber água diretamente em suas casas. A intervenção, finalizada na última quinta-feira, 17, é a continuidade do projeto iniciado no verão passado, que atendeu mais de 140 famílias do bairro João Borges e Loteamento Maia. Toda a execução foi realizada com recursos próprios do Saneacre e reforça a atual campanha da autarquia. “Sua tarifa virou obra”, que mostra melhorias financiadas com recursos arrecadados sobre os serviços de tratamento e distribuição de água potável. Com a nova infraestrutura hídrica, a comunidade será mais atrativa para novos moradores, o que influencia o desenvolvimento urbano. A Prefeitura Municipal de Bujari já informou que pavimentará a rua em breve.
Moradora da Rua Clotilde Nonato, Maria Cardoso relata como a nova rede muda a realidade da comunidade: “Eu acredito que agora vai melhorar. Antes dava confusão, o pessoal tirava a mangueira um do outro, era difícil. Água é tudo, é saúde. Sem água, como lavar roupa, tomar banho ou lavar louça? Aqui era era um só distribuidor pra todo mundo. Agora não, cada casa vai ter a sua [ligação]. Isso é uma bênção de Deus. Cada um tem que cuidar, usar com consciência pra não desperdiçar, porque é triste ver mãe de família sem água. Pra nós, isso é uma grande solução. Agradeço muito ao Saneacre e ao governo do Estado, porque estão fazendo o que a gente merece”, destacou Maria.
Antes, os moradores da localidade utilizavam-se de grandes extensões de mangueiras para receber água por meio da rede de abastecimento de outra rua distante. Com a intervenção, cada residência contará com o sistema individual de abastecimento interligado na rede pública. Ao todo, a autarquia de saneamento investiu cerca de R$ 100.000 para levar o líquido precioso para essas localidades desde o ano anterior.
Já no município de Tarauacá, o Saneacre finalizou, na última quarta-feira, 16, a obra de ampliação da rede de abastecimento de água na Rua Elcias Cunha de Albuquerque, no bairro Avelino Leal. A ação vai beneficiar diretamente 50 famílias, levando água tratada até a porta das residências. Mesmo sendo uma intervenção pontual, a execução contou com estudo técnico prévio para garantir que a pressão da água se mantenha adequada em toda a rede, assegurando qualidade no serviço a todos os moradores da região.
Ambas as obras reafirmam o compromisso da atual gestão estadual com a melhoria dos serviços públicos e o bem-estar da população acreana. Para o presidente do Saneacre, José Bestene, os resultados são fruto de um esforço conjunto: “Essas entregas são reflexo da determinação do governador Gladson Camelí em levar dignidade para todos os acreanos. Com muito planejamento e gestão eficiente, o Saneacre segue avançando, investindo os recursos arrecadados em obras que fazem a diferença na vida das pessoas. Água tratada é sinônimo de saúde, desenvolvimento e respeito à população”.
O Saneacre reforça que o grande índice de inadimplência ainda é um desafio a ser superado. Com isso, o pagamento em dia da tarifa de água é essencial para a continuidade das ações de expansão e melhoria do sistema de abastecimento em todo o estado. Cada contribuição é um investimento direto em mais qualidade de vida para todos.
Fonte: Governo AC