O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), avança rumo à modernização da gestão pública e à valorização da escuta da população com a criação da Ouvidoria em Cruzeiro do Sul. O novo canal institucional, instaurado nesta semana, permite que cidadãos do Vale do Juruá tenham voz direta na fiscalização, sugestão e acompanhamento dos projetos e serviços executados pela pasta.
Para o chefe da Ouvidoria da Seop, Valdesson Martins, a conquista é fruto de um trabalho coletivo, alinhado com os princípios da transparência e da responsabilidade com o interesse público.
“Ao identificarmos a necessidade de uma ouvidoria em Cruzeiro do Sul, os gestores e técnicos trabalharam em estreita colaboração para desenvolver um projeto personalizado para atender às necessidades específicas daquele município. Isso tem contribuído para aumentar a confiança da população na administração pública”, afirma.

A Ouvidoria se apresenta como uma ferramenta estratégica para tornar as ações da pasta de Obras Públicas mais eficazes, transparentes e acessíveis. Com isso, a população pode apresentar críticas, denúncias, sugestões ou elogios relacionados aos projetos, obras e serviços executados pela secretaria. Isso permite que a gestão acompanhe de forma mais próxima as demandas da sociedade e atue com mais precisão na resolução de problemas.
O ouvidor local de Cruzeiro do Sul, Tiago Herculano, destacou o papel estratégico da nova estrutura. Para ele, é um passo concreto para democratizar o acesso da população à gestão pública, promovendo o diálogo, a cidadania e a melhoria contínua dos serviços oferecidos.
“A nossa Ouvidoria nasce com uma missão clara: escutar, acolher e transformar as demandas da população em melhorias concretas. É o reconhecimento à importância de abrir um canal direto com a população. O comprometimento da secretaria tem sido fundamental para garantir a estrutura, os recursos e o respaldo necessários ao bom funcionamento da Ouvidoria”, frisa.

A secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com uma gestão pública humana.
“A Ouvidoria é uma ponte entre a população e a gestão pública. No Vale do Juruá estamos fortalecendo essa cultura de escuta e acolhimento que já praticamos em Rio Branco, ampliando o alcance do Estado e assegurando que todos os acreanos sejam ouvidos com respeito. Nosso compromisso é continuar avançando em direção a uma gestão cada vez mais participativa, humana e eficiente”, afirmou.
Fonte: Governo AC