A importância do fortalecimento dos sistemas municipais de cultura foi o foco da conversa entre a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, e os gestores dos municípios piauienses nesta quarta (14). A atividade fez parte da programação do I Encontro Estadual de Gestores da Cultura do Piauí, que reuniu agentes culturais, gestores públicos e representantes da sociedade civil em Teresina (PI) ao longo de dois dias.
“Toda pauta de cultura é uma pauta municipalista e está nas mãos de vocês, que estão nos municípios. São os sistemas municipais de cultura, em articulação com o sistema estadual de cultura que fortalecem os gestores e a sociedade civil – que se organiza para reivindicar, para propor soluções, que organiza sistemas que fortalecem a democracia em cada bairro, em cada rua. Eu estou falando do fortalecimento das gestões municipais”, declarou.
A secretária lembrou ainda que a Política Nacional Aldir Blanc é um instrumento de fomento estruturante para o processo de pactuação federativa e destacou que o Ministério da Cultura dispõe de ferramentas para colaborar com os municípios em todas as etapas da política.
“A Aldir Blanc não pode ser vista como um pix, não é só mandar o dinheiro, não é pensar que a transferência de recursos fundo a fundo vai salvar a cultura brasileira. Você pode mandar dinheiro para a saúde do município, por exemplo, e o atendimento no postinho não funcionar. A gente tem que fortalecer os nossos municípios. A gente precisa de um programa de formação estadual, e vamos fazer isso”, declarou.
Assistência técnica
Também durante o evento, o MinC ministrou uma oficina sobre a Política Nacional Aldir Blanc. A chefe de divisão de Instrumentos Técnicos e Jurídicos da Pasta, Maria Eduarda Brandão, estava presente para tirar todas dúvidas e auxiliar os gestores públicos a concluírem o envio do plano de ação – etapa necessária para solicitar adesão à política de fomento. “O Ministério da Cultura está aqui à disposição, estamos realmente querendo chegar perto. Vamos sanar todas as dúvidas que surgirem”, afirmou.
O secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, enfatizou a importância do apoio do Governo Federal. “Aproveitem todo o apoio técnico, tirem dúvidas, façam também networking. O canal aberto com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Estado, se estreitou e vai se estreitar cada vez mais”, concluiu.
Fonte: Ministério da Cultura