A Secretária Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Eliane Aquino, participou na terça-feira (12.08) do seminário “Biênio da Primeira Infância: desafios e perspectivas para a garantia de direitos em uma atuação intersetorial”, promovido pela Câmara dos Deputados. O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater políticas voltadas à primeira infância, com foco na integração entre saúde, educação, assistência social e direitos humanos.
Durante sua fala, a secretária apresentou as metas do programa Bolsa Família relacionadas às crianças beneficiárias, com destaque para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional. Ela ressaltou que o principal objetivo do programa é contribuir para a interrupção do ciclo da pobreza entre as novas gerações.
“Desde a sua criação, o Bolsa Família já demonstrou que, aliado a outras políticas públicas que chegam à população mais vulnerável, é possível romper o ciclo intergeracional da pobreza. Ou seja, quando integrado às ações de assistência social, saúde e educação, o programa contribui diretamente para transformar a realidade das famílias beneficiárias”, afirmou Eliane, reforçando o compromisso do MDS com o fortalecimento da proteção social.
O seminário integra as ações do Biênio da Primeira Infância (2024–2025), criado para ampliar o debate e promover a implementação de políticas públicas que garantam o desenvolvimento saudável e integral de crianças de zero a seis anos. A participação do MDS evidencia o papel estratégico da assistência social na construção de uma rede de proteção que assegure, desde os primeiros anos de vida, o acesso a direitos básicos e fundamentais.
Assessoria de Comunicação- MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome