O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, Marileia dos Santos, a Michael Jackson, participaram nesta segunda-feira (14) da celebração ao Dia do Futebol Feminino no Distrito Federal, em sessão solene da Câmara Legislativa. A data marca um importante reconhecimento da força, talento e paixão das mulheres no futebol, e comemora a crescente presença feminina no esporte na capital federal.
“Recebo com profunda honra e gratidão a homenagem prestada ao Dia do Futebol Feminino. Esta data simboliza muito mais do que uma celebração: ela representa a resistência, a garra e o talento de milhares de mulheres que transformam o futebol em instrumento de inclusão, igualdade e transformação social. Agradeço a todos que reconhecem a importância da data, e seguem caminhando conosco pela valorização do esporte como direito de todos e todas”, disse Athirson.
O secretário salientou que o futebol feminino vem conquistando cada vez mais espaço, e isso só é possível graças à luta de atletas, treinadoras, dirigentes, torcedoras e todas as pessoas comprometidas com um esporte mais justo e representativo. “Como secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, reafirmo nosso compromisso com políticas públicas que valorizem, incentivem e garantam o pleno desenvolvimento do futebol feminino em todas as suas dimensões”, completou.
O 14 de abril
No dia 14 de abril de 1941, as brasileiras foram proibidas de praticar futebol, esporte tido como “incompatíveis com a natureza feminina”, devido a um decreto-lei do presidente Getúlio Vargas. Demorou quase 40 anos para as mulheres voltarem a ter direito de praticar esportes livremente no país, na redemocratização após a ditadura militar, em 1979.
Para subverter a data, o deputado Martins Machado (Republicanos) escolheu 14 de abril para inclusão do Dia do Futebol Feminino no calendário oficial de eventos de Brasília. A proposta foi implementada pela lei 7.617/2024, publicada em dezembro passado. Este ano de 2025, será, portanto, a primeira vez que o Distrito Federal celebra a data.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte