Em agenda oficial no Acre para a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), os secretários de Meio Ambiente dos nove estados que integram a Amazônia Legal estiveram reunidos com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na tarde desta quarta-feira, 21, na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), para debater o avanço das políticas públicas de enfrentamento ao desmatamento e queimadas ilegais.

A reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal contou com a participação dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão, além dos representantes do Consórcio da Amazônia Legal, Cooperação Alemã GIZ e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
A primeira pauta da reunião foi voltada para atualização, implementação e monitoramento dos Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQs). Como encaminhamento, ficou definida a realização de um workshop técnico com o objetivo de mapear as ações prioritárias desenvolvidas em cada estado, além de acompanhar a execução e o cumprimento das metas estabelecidas em seus respectivos planos.

Também foi debatido o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Bioma Amazônico, que apresentou um diagnóstico detalhado da situação atual da região, marcada por condições climáticas extremas, como a seca prolongada e o aumento persistente das temperaturas.
Outro tema abordado foi a atualização das ações realizadas pela Comissão Nacional para REDD+ (Conaredd+). Os participantes puderam debater pontos importantes que serão abordados na próxima reunião da comissão, além de compartilhar experiências sobre e os programas de REDD+ jurisdicional dos estados.

Também foram debatidas as políticas públicas implementadas para conter o desmatamento ilegal e prevenir incêndios florestais, incluindo o fortalecimento de brigadistas, bem como a necessidade da construção de planejamento estadual conjunto e a indicação de pontos focais para facilitar a coordenação das ações.
O presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Pedro Chagas, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da gestão ambiental na região.

“O encontro é importante para compartilharmos as experiências positivas e os desafios da gestão ambiental, para avançarmos em conjunto. Muitos estados já superaram algumas pautas, outros ainda estão a superar, então conseguimos debater, apontar caminhos e compartilhar modelos, sempre dialogando com parceiros externos que vêm para contribuir cada vez mais na nossa gestão”, disse.
O secretário de Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, ressaltou que o encontro do Fórum, realizado no âmbito do GCF, é fundamental para o avanço das políticas ambientais.

“Foi um momento muito interessante de diálogo dos diversos representantes dos estados, colocando sua posição e suas prioridades. O Ministério do Meio Ambiente apresentou as propostas de como deve funcionar essa integração dos estados e dos esforços para combater os incêndios florestais, tendo em vista que o período de seca e queimadas está chegando”, relatou.
A diretora de Políticas para Controle do Desmatamento e Incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Roberta Cantinho, destacou a necessidade da integração dos estados com o governo federal, para amenizar os impactos ambientais.

“Um dos principais encaminhamentos que tivemos foi justamente avaliar como o Plano de Prevenção de Controle do Desmatamento e Incêndios vai acontecer nos estados. Então essas ações integradas do governo federal com os estados vão ser fundamentais, inclusive para atingirmos os resultados de redução do desmatamento e, por consequência, redução das emissões de gases de efeito estufa”, explicou.
Fonte: Governo AC