Brasília (DF) – Com foco no enfrentamento dos desafios provocados pelas mudanças climáticas, o Grupo de Trabalho em Redução de Riscos do BRICS voltou a se reunir nesta quinta-feira (8), como parte da terceira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Gestão de Desastres. O objetivo foi avançar na definição de estratégias conjuntas entre os países membros.
O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, participa das reuniões e avaliou positivamente os debates, que vêm sendo marcados por trocas ricas de experiências entre os representantes dos países. “Conseguimos aprovar não apenas o plano de trabalho, mas também a declaração ministerial que será apresentada amanhã (9) no Itamaraty, mesmo após discussões calorosas. Isso mostra o comprometimento dos países envolvidos”, afirmou o secretário.
Os encontros realizados na quarta-feira (7) e nesta quinta-feira (8) resultaram na aprovação do Plano de Trabalho para o período de 2025 a 2028. As delegações também compartilharam experiências nacionais relacionadas à gestão de riscos e aos impactos dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e intensos. Segundo Wolnei Wolff, os relatos reforçam a similaridade dos desafios enfrentados. “Nos reconhecemos nos relatos dos outros. Percebemos que os problemas enfrentados por eles são semelhantes aos nossos”, destacou o representante brasileiro.
A expectativa é que a cooperação entre os países fortaleça as políticas de proteção civil em todo o bloco. “Aprender com quem já tem soluções eficazes nos permite avançar mais rápido e de forma mais segura”, afirmou Wolff.
O BRICS é composto por países de economias emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos — e busca fortalecer a cooperação e a articulação política entre seus membros, ampliando sua influência no cenário internacional. O encontro foi promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com apoio institucional do Ministério das Cidades (MCid).
Reunião ministerial no Itamaraty
Na sexta-feira (9), o ministro Waldez Góes e o ministro das Cidades, Jader Filho, irão presidir a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Gerenciamento de Desastres do BRICS, no Palácio Itamaraty. A reunião tem início às 9h40 e inclui a apresentação do Plano de Trabalho e manifestações dos estados-membros. No evento, haverá uma discussão e o processo de aprovação da declaração ministerial conjunta, que será apresentada ao fim da reunião.
Outras Notícias:
BRICS avança em cooperação estratégica para gestão de desastres e resiliência climática
Nova rodada do Indicador de Capacidade Municipal ajuda cidades a prevenir desastres
Mitigar ou adaptar: o que protege o Brasil das mudanças climáticas?
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional