Seminário Agenda Verde reitera compromisso do Ministério do Esporte com a sustentabilidade e a promoção de políticas ambientais integradas

Esporte

O Ministério do Esporte promove nesta quarta-feira (17) o Seminário Agenda Verde do Esporte, em Brasília. O evento, que propõe reflexões ambientais integradas, reúne instituições públicas e privadas em prol de ações climáticas eficazes. O seminário vai ser transmitido ao vivo pelo canal do Ministério do Esporte no YouTube.

Realizado pelo MEsp com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Terra FC, membro da iniciativa da Organização das Nações Unidas “Futebol pelos Objetivos Globais”, o evento traz na programação palestras e painéis que buscam contextualizar as condições ambientais no Brasil e no mundo, abordando os principais desafios causados pelas mudanças climáticas.

Além de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores, estão confirmados Fernanda de Castro, oficial de Programas da Ação Global pelo Clima (ONU), Gustavo Delbin, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB SP, e Renê Simões, técnico do projeto Terra FC, além de representantes do Futebol Clube do Porto e do Clube Atlético Mineiro. Outro destaque é a enviada especial da COP 30, Maya Gabeira, surfista que bateu o recorde mundial feminino após surfar uma onda de 22,4m em Nazaré, Portugal.  

Para Thiele Araújo, diretora de Projetos do Ministério do Esporte, “o evento reforça a urgência de construirmos políticas integradas que conectem esporte, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.” Ela completa: “Ao trazer essas reflexões e boas práticas, o seminário se torna um momento oportuno e estratégico para que possamos alinhar ações conjuntas, potencializando o papel transformador do esporte na promoção da sustentabilidade e na conscientização da sociedade”.

Além do diálogo sobre o uso apropriado do esporte como instrumento para a sustentabilidade, o evento tem por objetivo divulgar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de ESG (Environmental, Social and Governance) em algumas das principais organizações esportivas do país; inclusive o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que apresenta suas estratégias de boas práticas para sustentabilidade.

“O Seminário Verde representa um marco importante para o Ministério do Esporte, pois nos oferece a oportunidade de aprofundar o diálogo sobre sustentabilidade, em sintonia com os grandes desafios globais e, de maneira especial, com a agenda da COP 30”, reforça a diretora Thiele Araújo.

Mais do que o debate, o encontro tem como objetivo fortalecer conexões, gerar reflexões e construir caminhos que integrem o esporte à ação climática, contribuindo para um futuro mais verde, justo e sustentável. Por isso, Thiele reforça que “este é um espaço de grande aprendizado, não apenas para o nosso ministério, mas também para todos os atores envolvidos – gestores, pesquisadores, representantes da sociedade civil e demais órgãos governamentais.”

Seminário Agenda Verde no Esporte – Sustentabilidade e Ação Climática

Data: 17/09 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h30

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Ministério do Esporte: youtube.com/@minesporte

Confira a programação:

.
.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte