Semulher fortalece debate sobre políticas públicas no 19º Encontro Nacional do Fórum de Segurança Pública

Acre

Buscando fortalecer as políticas públicas voltadas ao público feminino, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), participa do 19º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que teve início na quarta-feira, 13, e se encerra nesta sexta-feira, 15, em Manaus (AM).

Semulher segue empenhada em fortalecer as políticas públicas voltadas ao público feminino. Foto: Franklin Lima/Semulher

O Encontro do FBSP é um espaço de reunião de diferentes segmentos que buscam soluções para a redução da violência e da insegurança, em especial aqueles voltados ao desenvolvimento de estratégias de prevenção e repressão qualificada, com foco na diminuição dos homicídios e de outros crimes violentos.

O evento também aborda o enfrentamento da violência contra as mulheres, o aprimoramento do sistema prisional, o enfraquecimento do crime organizado e a melhoria das condições de financiamento e gestão das políticas públicas de segurança.

Representando o Acre, a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, participou da abertura do evento, realizada no Teatro Amazonas. Além disso, na quinta-feira, 14, esteve presente em painéis temáticos e assistiu a palestras, com o objetivo de ampliar seu conhecimento sobre o universo da violência e, a partir disso, aprimorar as políticas públicas voltadas às mulheres acreanas.

“Este espaço nos permite discutir, aprender e aprimorar estratégias para combater a violência de gênero, proteger nossas mulheres e garantir que as políticas públicas sejam cada vez mais eficientes e sensíveis às realidades locais”, afirma Márdhia.

Acre está sendo representado pela secretária Márdhia El-Shawwa. Foto: Franklin Lima/Semulher

Durante os três dias de evento, a secretária participou de quatro painéis (5, 26, 36 e 42), todos com temáticas voltadas ao público feminino. No 5º, o debate concentrou-se em como as empresas podem se tornar parceiras mais efetivas em iniciativas de apoio às mulheres vítimas de violência, destacando a importância da atuação conjunta entre os setores público e privado. Já no 26º, a discussão abordou as cartografias dos feminicídios no Brasil, com foco nos diferentes contextos em que ocorrem, desde o ambiente doméstico até o tráfico de drogas.

No 36º, em que Márdhia foi uma das palestrantes, com a ex-ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, foram apresentados caminhos efetivos para transformar o discurso em ações concretas no enfrentamento à violência contra as mulheres, reforçando a urgência de políticas públicas integradas e ações intersetoriais.

Márdhia palestrou no painel “Do discurso à ação: caminhos efetivos no enfrentamento à violência contra as mulheres”. Foto: Franklin Lima/Semulher

Por fim, o 42º painel trouxe como tema os 40 anos das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), com uma reflexão sobre os desafios e os caminhos necessários para a ampliação e qualificação do atendimento especializado às mulheres em situação de violência.

“É muito importante também que a gente tenha esse espaço de troca com outras gestoras e lideranças femininas do país. O Acre tem desenvolvido boas práticas na política para as mulheres, e trazer essa experiência para um fórum como este fortalece a rede nacional e nos ajuda a construir soluções mais integradas. O networking com outras mulheres que são referência nessa pauta é importante para avançarmos juntas”, destaca a secretária.

Semulher apresentou ações do governo do Acre no combate à violência contra a mulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Este ano, os temas centrais do 19º Encontro do FBSP, que precede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), são os desafios da segurança pública na Amazônia, integrando questões urgentes da área às complexidades globais da emergência climática e à necessidade de proteção tanto das cidades quanto da floresta.

Fonte: Governo AC