A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou nesta sexta-feira, 1º, uma caminhada pelas ruas do centro de Cruzeiro do Sul em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Participaram da atividade representantes de instituições públicas e da sociedade civil, com o objetivo de alertar a população sobre os diferentes tipos de violência doméstica e mostrar a rede de apoio às vítimas.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que marca os 18 anos da criação da Lei Maria da Penha, uma das legislações mais importantes do país no enfrentamento à violência doméstica. A proposta do mês é sensibilizar a população sobre as formas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e incentivar as denúncias, promovendo o acolhimento e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a mobilização, a coordenadora da Semulher no Juruá, Jamaira Freitas, destacou a importância da presença das instituições nas ruas, promovendo o diálogo com a sociedade. “A caminhada é um momento simbólico e educativo. É preciso que todos saibam identificar os sinais da violência e entendam que denunciar é um ato de coragem e cidadania. Queremos mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas”, disse.
O defensor público Rodrigo Lobão também participou da caminhada e destacou. “Posso dizer que praticamente todos os processos de violência desse tipo passam pelas minhas mãos, e eu sei o que essas mulheres vivem. Por isso, nosso trabalho vai além dos tribunais: buscamos levar informação e apoio para que essas mulheres continuem lutando por seus direitos”, enfatizou.
Fonte: Governo AC