Servidora acreana será homenageada pelo Ministério do Trabalho em celebração aos 50 anos do Sine

Acre

Reconhecer o bom desempenho e valorizar a dedicação de décadas em prol das políticas públicas voltadas ao emprego e à renda. É com esses propósitos que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) homenageará na quarta-feira, 8, em Brasília, a servidora acreana Jaqueline Castro, da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), durante a celebração dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Brasil. O evento reunirá autoridades de todo o país.

Jaqueline, que é chefe do Departamento Estadual do Trabalho e coordenadora do Sine no Acre, será homenageada nacionalmente pelos mais de 26 anos de trabalho no órgão, além da contribuição ao fortalecimento da intermediação de mão de obra no estado. Também participarão da solenidade as servidoras Marinete Lozano, Ana Bezerra e Maria Angelim, que representarão o trabalho realizado pelo Sine no Acre em todas as unidades do sistema espalhadas pelo estado.

Homenagem faz parte da celebração dos 50 anos do Sine no Brasil. Foto: Alice Leão/Secom

“Agradeço muito a ajuda do nosso governador Gladson Camelí e do secretário Assurbanípal Mesquita, da Seict, em atender ao convite do governo federal e possibilitar nossa ida à Brasília para receber essa homenagem. Ela não é somente para mim, mas para todos aqueles companheiros que já passaram e estão no Sine do Acre, além do grande trabalho que é desenvolvido ao longo dos anos. Me sinto honrada em representar esse grande time e a história que temos”, diz a servidora.

A homenagem reconhece o papel do Acre na modernização e ampliação dos serviços do Sine, especialmente nas ações voltadas à qualificação e à inclusão produtiva de trabalhadores. O reconhecimento do MTE também celebra o trabalho do governo do Estado no processo de documentação, credenciamento e regularização do Sine no estado junto ao governo federal, que resultou no aporte de R$ 1 milhão em setembro para implantar a Casa do Trabalhador em Rio Branco.

Jaqueline Castro é a servidora mais antiga do Sine no Acre. Foto: Alice Leão/Secom

Segundo o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, o reconhecimento do ministério é resultado direto do excelente trabalho feito pela equipe acreana. Ele afirmou que o governador Gladson Camelí tem orientado a Seict a fortalecer o sistema de emprego, conectando empresas e trabalhadores e ampliando o acesso à qualificação à sociedade. “É uma justa homenagem a uma equipe que tem levado resultados concretos à população e reforçado o papel do Acre como referência de boas práticas. Estou muito feliz e orgulhoso”, fala.

Secretário Assurbanípal Mesquita ao lado das servidoras Jaqueline Castro, Marinete Lozano, Ana Bezerra e Maria Angelim, que estarão em Brasília na celebração. Foto: Alice Leão/Secom

A celebração dos 50 anos do Sine, criado em 1975 a partir dos fundamentos da Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recomenda a manutenção de um serviço público e gratuito de emprego, reunirá representantes estaduais e municipais de todo o Brasil, além de gestores e técnicos. O evento também debaterá os desafios e oportunidades para a modernização do sistema, além da construção de novas políticas de geração de emprego e renda.

Fonte: Governo AC