Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) tiveram artigos científicos aprovados para apresentação no 1º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que iniciou nessa terça-feira, 6, e seguirá até a quinta-feira, 8, em Brasília (DF). Promovido em parceria com o governo do Distrito Federal e o Ministério do Planejamento e Orçamento, será o maior e mais importante evento do setor, com a expectativa de receber 1.500 participantes, entre gestores públicos, especialistas, pesquisadores e estudantes para debater estratégias inovadoras para o fortalecimento do planejamento público no Brasil.
A conferência de abertura sobre a “Reconstrução do Planejamento Nacional”, que é tema central do evento, foi comandada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e a de encerramento será liderada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Os trabalhos apresentados pelos servidores da Seplan, representando o governo do Estado no Congresso, abordam temas estratégicos para a gestão pública e o desenvolvimento do estado:
Fortalecendo a Cultura de Planejamento: elaboração dos planejamentos estratégicos das setoriais – Apresentado pela servidora Mayara de Souza Galdino, fala sobre o projeto que prevê a elaboração dos planos estratégicos setoriais, alinhados ao Plano Estratégico de Governo, Agenda Acre 10 anos e Plano Plurianual 2024-2027. Essa iniciativa ressalta a importância da disseminação de conceitos fundamentais relacionados ao planejamento estratégico, com o intuito de garantir uma gestão pública eficaz e eficiente.
Desafios e oportunidades para a implantação do Orçamento Sensível ao Gênero no Governo do Estado do Acre, na região Amazônica Brasileira – Apresentado pelo servidor Denyscley Oliveira Bandeira, aborda os desafios e oportunidades para a implantação do Orçamento Sensível ao Gênero (OSG) no governo do Estado do Acre, destacando a importância de políticas públicas igualitárias para promover a equidade de gênero. O conceito de Orçamento Sensível ao Gênero é apresentado como uma ferramenta para analisar e responder as disparidades de gênero no processo orçamentário, visando melhorar a participação das mulheres na tomada de decisões e ampliar a inclusão social.
Cidades intermediadoras como estratégia para o Desenvolvimento Regional – Apresentado pela servidora Maria Suzana Abreu da Silva, o artigo aborda a relevância das políticas públicas no enfrentamento das desigualdades territoriais no Brasil, destacando o Programa Cidades Intermediadoras como uma estratégia de desenvolvimento regional. Tal programa visa promover a desconcentração e a interiorização do desenvolvimento por meio do fortalecimento de cidades médias, que atuam como polos articuladores de serviços públicos e atividades produtivas.
Conexões Regionais: Desafios e oportunidades das Rotas de Integração entre Brasil e Peru através do Acre – Apresentado pelo servidor Francimar do Nascimento Cavalcante, o artigo aborda os desafios e oportunidades a partir das rotas de integração entre o Peru e o Brasil e as condições que podem impulsionar o desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, o objetivo foi compreender o potencial estratégico que as rotas de integração têm de contribuir para conectar o Brasil aos mercados do Pacífico. Analisando as duas principais rotas de integração acreanas: a Rota de Integração Sul-Americana Quadrante Rondon, que em parte liga Rio Branco (AC) a Assis Brasil (AC) por meio da BR-317 e se conecta à Carretera Transoceânica no Peru e a Rota de Integração Rodoviária entre Cruzeiro do Sul (AC) e Ucayali (Pucallpa, Peru).
Para Mayara Galdino, assessora técnica na Seplan, a participação no Conseplan permite não apenas apresentar os esforços em promover a cultura do planejamento, mas também aprender com as experiências de outros estados. “É uma honra e uma grande responsabilidade ser uma das representantes do governo do Estado no Conseplan. O nosso artigo [da equipe do DEPPG] sobre o projeto “Fortalecimento da cultura do planejamento – curso de elaboração de planejamentos estratégicos”, com seus resultados e desafios, é uma oportunidade valiosa para compartilhar nossas experiências e boas práticas com outros estados, contribuindo para o avanço da gestão pública e do planejamento como ponto de partida para o desenvolvimento regional no Brasil”, explica.
O Conseplan
O Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) é uma entidade que promove a integração e o fortalecimento da gestão pública no Brasil. Com foco na colaboração entre os estados, o Conseplan busca desenvolver políticas públicas mais eficientes, de modo a fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os gestores estaduais de planejamento.
Fonte: Governo AC