Setor de Telecomunicações cresce 2,4% no acumulado de 12 meses, aponta IBGE

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O setor de Telecomunicações registrou crescimento de 2,4% no acumulado dos últimos 12 meses até julho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reforça a tendência positiva do segmento, que tem se consolidado como um dos pilares da economia brasileira, impulsionado pela digitalização e pela ampliação do acesso à conectividade em todo o país.

De janeiro a julho deste ano, o setor acumula alta de 1%, enquanto na comparação de julho de 2024 com julho de 2023 o crescimento foi de 0,5%. Já em relação ao mês anterior, junho, a variação foi positiva em 0,7%. O desempenho da atividade, aliado aos serviços de tecnologia da informação, foi determinante para garantir o avanço do segmento de serviços prestados pelo sexto mês consecutivo, segundo o IBGE.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, os números confirmam a importância das políticas públicas adotadas pelo governo federal para reduzir desigualdades digitais e fomentar inovação. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A expansão da conectividade, aliada à modernização do setor de telecomunicações, é fundamental para gerar mais oportunidades, estimular novos negócios e garantir que o desenvolvimento chegue a todas as regiões do Brasil”, afirmou.

O desempenho positivo do setor acompanha o esforço do Ministério das Comunicações em ampliar a infraestrutura digital no país, seja por meio da implementação de infovias, da expansão da internet em áreas remotas ou das ações de letramento digital. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo em garantir que o Brasil esteja preparado para os desafios da economia digital e conectado às melhores práticas internacionais.

A PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE, mostra o comportamento do setor de serviços no Brasil a partir da receita bruta de empresas com 20 ou mais empregados, cuja principal atividade não é financeira com exceção das áreas de saúde e educação. O levantamento, publicado todos os meses, avalia seis segmentos: serviços prestados às famílias, informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, além de outros serviços.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações