Shows musicais movimentam o turismo brasileiro e aquecem a economia nacional

Turismo

Eventos musicais como shows, festivais e turnês de renomados artistas têm intensificado o fluxo de turistas no Brasil para as cidades que sediam os espetáculos, reforçando o poder do segmento de mobilizar multidões.

O movimento constitui um importante motor do turismo nacional, por envolver visitantes do próprio país e, também, internacionais, gerando empregos em vários setores, promovendo a cultura e fortalecendo a imagem de um destino.

Todos os anos, encontros como Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e o Festival de Verão de Salvador (BA), além de apresentações a exemplo das cantoras Madonna e Lady Gaga, são responsáveis por atrair milhares de viajantes.

Somente o Rock in Rio 2024 na capital fluminense injetou R$ 2,9 bilhões na economia local, segundo informações oficiais do evento, gerando uma ocupação hoteleira média de 88% na cidade nos dois finais de semana do festival.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enaltece o potencial brasileiro na área. “Turismo também é cultura, e os shows e festivais que temos em todo o Brasil são a prova disso. A cultura brasileira é riquíssima em sua diversidade. Esses eventos mobilizam verdadeiras multidões de fãs, e isso se reflete em ganhos econômicos e geração de mais empregos em várias atividades ligadas ao turismo. Tudo isso só reafirma a potência do turismo brasileiro e da cultura do nosso país”, destaca Sabino.

A 6ª edição da Revista Tendências do Turismo, lançada no mês de fevereiro de 2025 pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, prevê que o turismo musical atingirá receitas totais de US$ 13 bilhões até 2032.

Com isso, empresas de transporte e operadoras de turismo estão cada vez mais adaptando serviços para atender à demanda, consolidando a atividade como uma força transformadora da indústria de viagens.

A publicação ressalta que amantes da música buscam experiências autênticas de imersão cultural em destinos icônicos, transformando viagens em verdadeiras peregrinações à procura de criar memórias inesquecíveis.

VEM AÍ – No próximo fim de semana, o Festival The Town irá agitar o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com shows nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

Conforme estimativas oficiais, o evento deve atrair mais de meio milhão de pessoas durante os cinco dias de programação, movimentando um total de R$ 2 bilhões.

Fonte: Ministério do Turismo