Silveira defende cooperação com Angola e destaca os programas brasileiros de universalização do acesso à energia como referência mundial

Geral

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta segunda-feira (21/7), em Brasília, a delegação do Ministério da Energia e Águas de Angola (MINEA) para a Reunião de Cooperação Brasil–Angola em Infraestruturas Energéticas e Minerais. Durante a abertura do encontro, Silveira ressaltou os laços históricos e culturais entre os países e reafirmou o compromisso do Brasil com a chamada cooperação Sul–Sul — colaboração entre nações em desenvolvimento — destacando a capacidade brasileira de compartilhar conhecimento técnico.

“O Brasil vive um momento de forte reestruturação no setor elétrico, com foco na justiça tarifária, ampliação do mercado, atração de investimentos e fortalecimento institucional. Temos programas como o Luz do Povo, que beneficia mais de 60 milhões de brasileiros com tarifa zero no consumo de até 80 kWh mês, e um modelo regulatório maduro, que garante segurança jurídica e estimula a competição entre fontes de geração. Estamos prontos para compartilhar essas experiências com países irmãos, como Angola, contribuindo para o avanço do acesso à energia e para a construção de soluções energéticas sustentáveis e justas. Contem com o governo brasileiro, com o Ministério de Minas e Energia e com nossa equipe técnica para transformar essa parceria em resultados concretos para os nossos povos”, disse o ministro durante o encontro.

Silveira também citou programas brasileiros como o Luz para Todos, que beneficia milhões de famílias desde 2003 e pode servir de inspiração para políticas de eletrificação em Angola, especialmente em regiões rurais onde a taxa de acesso à energia ainda é inferior a 10%.

A delegação angolana foi liderada pelo Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Bota Manuel Carlos, e contou com representantes das principais instituições do setor elétrico angolano. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica, incluindo temas como planejamento energético, estruturação de leilões, regulação, transição energética e intercâmbio de experiências institucionais. Ao longo de todo o dia, autoridades dos dois países também participaram de painéis técnicos e discussões bilaterais voltadas ao fortalecimento da parceria em áreas estratégicas como planejamento energético, universalização do acesso à energia, modernização das redes elétricas e cooperação em mineração.

A programação técnica contou ainda com apresentações das secretarias do MME sobre o processo de planejamento do grid, programas de universalização e as perspectivas da mineração brasileira. As discussões servirão de base para a elaboração de um Memorando de Entendimento (MoU) entre os dois países, que deverá ser assinado nos próximos meses durante missão oficial do ministro Silveira a Angola, prevista para ocorrer à margem da Reunião Ministerial de Energia do G20, na África do Sul.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia