Silveira reafirma o compromisso com uma política mineral voltada à energia limpa

Geral

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou o compromisso em entregar ainda neste ano uma política mineral voltada à energia limpa e à segurança alimentar. Para avançar com a construção da proposta, Silveira ampliou o diálogo com a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). A primeira reunião de alinhamento entre a equipe técnica do Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes da FPMin ocorreu nesta quarta-feira (2/07).

O objetivo da articulação é unir esforços para elaborar uma política que atenda às demandas da indústria nacional e promova o desenvolvimento sustentável do país, com responsabilidade socioambiental e inovação tecnológica. “O ministro Alexandre Silveira sempre reforça que temos o compromisso de entregar ao Brasil uma política mineral moderna, segura, que gere mais empregos e seja um pilar da transição energética”, afirmou o secretário nacional substituto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Anderson Arruda.

Durante a reunião, a equipe do MME apresentou a proposta inicial da nova política mineral, que estabelece diretrizes e mecanismos para incentivar toda a cadeia de valor dos minerais estratégicos e críticos, essenciais para a transição energética, o desenvolvimento de novas tecnologias e a segurança alimentar. A iniciativa busca tornar o setor mineral mais seguro e atrativo para investimentos em todas as suas etapas: da pesquisa à transformação mineral.

O trabalho liderado pelo MME contribui para posicionar o Brasil como um player estratégico no cenário global da transição energética. Além de deter reservas de minerais estratégicos para novas tecnologias de energia limpa, o país reúne as condições para agregar valor às matérias-primas e atender à demanda global, conforme tem defendido o MME.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone(61) 2032-5759 E-mailimprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia