Sistema Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste

Geral

O Defesa Civil Alerta, sistema que envia mensagens de emergência a celulares de pessoas que estão em áreas de risco de desastres naturais, chegou a 36 municípios do Nordeste.

A cerimônia que marcou o início do funcionamento do sistema na região foi realizada neste sábado (14), no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.

A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Foi uma tarefa muito grande chegar até aqui. Perdemos muitas vidas. Eu acho que agora a gente pode, com isso aqui, evitar os desastres. Quanto mais vidas a gente salvar, mais importante”, afirmou o presidente.

A ferramenta, desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é fruto de uma parceria entre os Ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional.

No evento deste sábado, o Ministério das Comunicações foi representado pelo coordenador-geral de Estudos e Conectividade, Thyago de Oliveira Braun Guimarães, e pelo diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Jordan Silva de Paiva.

“É uma ferramenta que salva vidas. Estamos muito satisfeitos em participar desse projeto, que já se mostrou exitoso, eficaz e extremamente importante para a população brasileira — principalmente para aqueles que moram em regiões que podem ser afetadas por desastres climáticos”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Início

Por volta das 14h deste sábado, foi enviada uma mensagem emergencial a telefones celulares de moradores de 36 municípios nordestinos. No mesmo horário, técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram nas nove capitais da região para acompanhar a demonstração do sistema.

A demonstração do envio dos alertas é coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e ocorreu em 36 cidades de todos os estados do Nordeste, com intervalo de um minuto entre cada alerta. A iniciativa prepara a população para o início da operação oficial do sistema na região, prevista para 18 de junho.

“O alerta extremo vai com uma sonoridade de sirene. E o severo, com uma sonoridade mais leve. Em ambos os casos, mesmo que o telefone esteja no modo silencioso, a mensagem será emitida com som. É sempre bom lembrar que não é necessário cadastro prévio. Quem estiver na região de risco — morador ou visitante — receberá a mensagem”, explicou o ministro Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional).

Confira os municípios que participaram da simulação neste sábado (14):

  • Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde
  • Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália
  • Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama
  • Maranhão: São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz
  • Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas
  • Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca
  • Piauí: Teresina, Uruçuí, Picos e Esperantina
  • Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz
  • Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações