A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República participou de uma ação integrada dos ministérios da Saúde e da Educação no último sábado (13). Intitulado Dia E, em alusão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o mutirão envolveu a participação de 45 hospitais universitários e mais de 3,2 mil profissionais em todo o país. A SRI esteve representada pela ministra Gleisi Hoffmann e o secretário do Conselhão, Olavo Noleto, em Curitiba e Goiânia, respectivamente.
Quero parabenizar a todos porque este, com certeza, vai ser um dos principais programas do governo Lula” Gleisi Hoffmann
“Os resultados desse programa são muito expressivos e aqui no HC, esse hospital que é referência do SUS, na primeira rodada foram feitos cerca de 400 procedimentos. Agora serão 2.500, e na próxima edição deve dobrar esse número. O HC está muito comprometido com o programa. Quero parabenizar a todos porque este, com certeza, vai ser um dos principais programas do governo Lula”, afirmou Gleisi Hoffman, durante visita ao Hospital das Clínicas da UFPR.
Por todo o Brasil, a ação, que compõe o programa Agora Tem Especialistas, realizou mais de 29 mil atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias. Os atendimentos serão voltados a várias especialidades, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
“O SUS é uma experiência maravilhosa, no sentido de possibilitar a uma população com mais de 200 milhões de habitantes um serviço universal, público e gratuito que garante o acesso à saúde para todos. Com o programa ‘Agora Tem Mais Especialistas’, damos mais um passo importante no fortalecimento desse sistema. Agora, mais pessoas têm acesso a médicos especializados, com consultas mais rápidas, diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados no tempo certo. Isso é respeito com a vida das pessoas, é cuidado, é dignidade”, ressaltou Olavo Noleto.
Essa é a segunda edição do Dia E neste ano. Em julho, foram realizados 12.464 procedimentos em todo o país, sendo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias. Em 2025, a Ebserh em Ação já realizou um total de 417 mutirões em diferentes momentos.
Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Saúde


 
	
 
						 
						