Tartarugalzinho (AP) – O município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá, agora conta com um novo mercado voltado à comercialização de pescado. Inaugurado nesta quinta-feira (4), o “Mercado Aqui Tem Peixe” foi viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que fez a doação de equipamentos para a conservação e refrigeração do alimento.
Entre os equipamentos doados, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estão itens como freezers, bancas e balanças de precisão. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou do evento de inauguração do mercado e destacou o trabalho do governo, que segue atuando no setor de pesca. “Cumprimos nosso compromisso de investir em tecnologia e inovação. Distribuímos os kits para todas as colônias de pescadores do estado. É um investimento que tem impacto na melhoria da renda destes produtores e gera mais qualidade ao pescado que é consumido pela população”, reforçou.
O presidente da Federação Amapaenses de Pescadores e Aquicultores do Amapá (Fepap), Leidinaldo Gama, citou o espaço de diálogo que o MIDR proporcionou à entidade, que enviou ao órgão no dia 20 de agosto o caderno de propostas para o Plano Estadual da Pesca Artesanal do Amapá. “Acho muito importante esse momento que estamos vivendo. Quero destacar e agradecer ao ministro que tem buscado reunir com a gente e atender os nossos pedidos. E esse momento em Tartarugalzinho é um deles”, frisou.
Amapá no novo eixo da Rota do Pescado
Como parte das estratégias para potencializar o setor, o Amapá integra um novo eixo da Rota do Pescado, iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR/MIDR). O programa visa estruturar e fortalecer as cadeias produtivas da pesca na Amazônia, promovendo ações articuladas de desenvolvimento territorial, capacitação e acesso a mercados.
Um dos destaques da nova fase do programa é a inclusão da pesca esportiva como atividade complementar, o que representa uma oportunidade estratégica para diversificar a economia local. A medida promove a integração entre turismo, conservação ambiental e geração de renda, ampliando os horizontes da pesca como ferramenta de inclusão socioeconômica.
Combate à estiagem
O ministro Waldez Góes e a comitiva também acompanharam o andamento da obra de construção de 14 poços profundos na comunidade de Itaubal do Tartarugalzinho, região rural do município. Por meio do MIDR, foram destinados mais de R$ 2 milhões para garantir o fornecimento de água às comunidades rurais, que anualmente sofrem com a estiagem devido às elevadas temperaturas. “É um resultado da parceria do Governo Federal com o senador Davi Alcolumbre e com a prefeitura, que também recebeu ajuda humanitária da União em razão do problema. Estes poços vão beneficiar e garantir segurança às comunidades que sofriam com a estiagem”, complementou.
A obra está sendo conduzida pela prefeitura do município e já foram cavados 10 dos 14 poços. Cada poço terá profundidade de 120 metros. O prefeito da cidade, Bruno Mineiro, reconheceu o trabalho do MIDR diante do problema climático que afeta anualmente a Região dos Lagos. “Foi um pedido nosso que foi atendido pelo Governo Federal, por meio do ministério. Esta comunidade, por exemplo, era uma das mais atingidas, mas agora, com a construção destes poços, as famílias não sentirão mais os efeitos da estiagem”, concluiu.
Outras Notícias:
Governo Federal investe em tecnologia para fortalecer a Rota do Açaí no Amapá
Dia da Amazônia: MIDR impulsiona conservação e crescimento do bioma amazônico
Amazônia Azul: Governo apresenta proposta para impulsionar economia sustentável do litoral
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional