Teresina adere ao Acredita no Primeiro Passo

Geral

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), celebrou nesta segunda-feira (12.05), em Teresina, a adesão da capital piauiense ao Programa Acredita no Primeiro Passo. A inciativa conta com o apoio da Associação dos Jovens Empresários do Piauí e Fundação Wall Ferraz.

A adesão estabelece mecanismos de cooperação entre a prefeitura, o MDS e parceiros, para promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, por meio do emprego, empreendedorismo e da qualificação profissional. A formação já é, inclusive, direcionada para as demandas de mercado.

A iniciativa conta ainda com um fundo garantidor, criado pelo Governo Federal, que reduz os riscos dos empréstimos para as instituições financeiras, fazendo com que as taxas de juros cobradas sejam menores.

Para o ministro Wellington Dias, a parceria com a prefeitura vai “garantir a qualificação para o emprego e empreendedorismo e o financiamento para pequenos empreendedores a juros baixos e, assim, assegurar a superação da pobreza”.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, destacou a necessidade de todos os setores da economia e da sociedade se unirem para ajudar quem está empreendendo. “A diferença básica é que você tem qualificação, sabe o que deve produzir e escolhe com o que trabalhar. Isso vai trazer melhores resultados, porque tem mercado”, pontuou.

54515079998_8b869837bc_k.jpg
Foto: Roberta Aline/ MDS

Seminário

Na agenda desta segunda-feira, o ministro também participou da abertura do Seminário Estadual do Cadastro Único e Povos Indígenas no Piauí, promovido pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

O evento teve como objetivo fomentar conhecimentos referentes ao Cadastro Único do Governo Federal e promover um momento de debate e troca de experiência sobre os direitos e as políticas públicas voltadas para os povos indígenas.

O seminário reuniu gestores, técnicos, coordenadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da assistência social dos municípios com comunidades indígenas, além dos representantes destes territórios.

A secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, Regina Sousa, ressaltou que ainda há desafios a serem superados, como o acesso às comunidades, o processo de alinhamento com as necessidades de cada local e o trabalho intersetorial. “É preciso incorporar as várias equipes de diferentes áreas para atender às demandas”, afirmou.

De acordo com o titular do MDS, a modernização do Cadastro Único irá qualificar ainda mais os registros, que por sua vez, podem otimizar o direcionamento de ações a partir do perfil de cada comunidade e território. Segundo Wellington Dias, são 15 comunidades mapeadas no estado, com 7,2 mil pessoas registradas.

“Avançamos bem nesses últimos dois anos. Avançamos na educação e na parte relacionada ao programa de apoio à agricultura. Saímos daquela fase em que os indígenas recebiam cesta básica, para a fase que eles passaram a produzir e ter condições de vender os alimentos, inclusive abastecendo outras populações”, concluiu o ministro.

Adesão do Município de Teresina ao Programa Acredita no Primeiro Passo - ACREDITA Teresina

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome