Semanalmente, o Ministério do Esporte divulga os principais resultados esportivos de atletas brasileiros em competições internacionais. Confira os destaques:
Futebol feminino
No sábado (2), a Seleção Brasileira conquistou o nono título da Copa América feminina de futebol, ao vencer a Colômbia nos pênaltis, após o empate em 4 a 4 (3 a 3 no tempo normal). A goleira Lorena defendeu dois pênaltis na disputa final. O Brasil tornou-se o grande vencedor do torneio, com nove títulos em 10 edições.
Das 23 atletas convocadas para compor a Seleção Brasileira, 14 são beneficiárias do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte — um dos maiores programas de patrocínio individual a atletas do mundo.
Tênis de mesa
Soberano, o mesatenista Hugo Calderano faturou o WTT Star Contender de Foz do Iguaçu (PR) neste domingo (3). O troféu, o décimo do brasileiro no circuito da WTT, veio após vitória milimétrica sobre o alemão Duda Benedikt (12°). Hugo chegou a abrir 3 sets a 1 na melhor de sete, mas viu o adversário reagir e empatar em 3 x 3. Na parcial decisiva, melhor para o brasileiro, que fechou em 4 sets a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8, numa maratona de 1h13min.
Desde abril, Hugo jogou 28 partidas e venceu 27, com direito a título da Copa do Mundo, vice mundial e três troféus de etapas do WTT.
Dos 30 brasileiros inscritos em Foz do Iguaçu, 29 estão ou passaram pelo Bolsa Atleta (96%), programa de patrocínio direto do Governo Federal. O investimento do Ministério do Esporte ao longo da carreira desse grupo de mesatenistas supera os R$ 3,7 milhões.
Vôlei
A seleção masculina conquistou a medalha de bronze na Liga das Nações (VNL) 2025. Na madrugada deste domingo (3), o Brasil venceu a Eslovênia, de virada, por 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/23 e 25/19), em Ningbo, na China, na disputa pelo terceiro lugar da competição.
Atletismo
Também neste domingo, Luiz Maurício bateu o recorde sul-americano pela terceira vez no ano e assumiu a vice-liderança do ranking mundial do lançamento do dardo. O atleta de 25 anos entrou para o seleto clube dos 90 metros, no último dia do Troféu Brasil: com o resultado de 91 metros, entrou para o top 20 da história da prova.
No último dia da competição, Viviane Lyra garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km na marcha atlética, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics.
Luiz Maurício e Viviane são integrantes da categoria Pódio do Bolsa Atleta, a mais alta do programa, e Max é beneficiado pela Olímpico.
Skate
Pedro Barros e Sky Brown conquistaram neste domingo os títulos do park da etapa realizada em Varberg, na Suécia, do Pro Tour STU. O brasileiro brilhou em volta decisiva e desbancou o anfitrião Hampus Winberg, de 19 anos, e o japonês Issei Sakurai, para levar a conquista. No feminino, a nipo-britânica superou Mizuho Hasegawa, do Japão, por apenas 0,03 pontos e venceu em terras suecas.
No feminino, Sky Brown confirmou o título com apenas alguns décimos a mais que Mizuho Hasegawa. Na melhor de suas cinco voltas, a japonesa arrancou dos juízes a nota 88,77. Justamente na rodada seguinte, Sky tirou um 88,80 e ninguém mais conseguiu desbancá-la. As brasileiras Dora Varella e Isadora Pacheco ficaram na 5ª e 6ª colocações, respectivamente.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte