Ufopa realiza aula inaugural do Campus Rurópolis

Educação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), deu início às atividades acadêmicas do seu mais novo campus em Rurópolis (PA), com uma aula magna realizada na Câmara Municipal do município, na segunda-feira, 18 de agosto, marcando um momento histórico para a região Transamazônica. A construção do campus será custeada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). 

O secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, participou remotamente da cerimônia. “A expansão da Ufopa em Rurópolis destaca o compromisso do Ministério da Educação com a interiorização do ensino superior federal. O novo campus amplia as oportunidades para os jovens da região e fortalece o desenvolvimento social e econômico da Amazônia”, frisou. 

A cerimônia reuniu estudantes, autoridades universitárias e representantes locais. O campus, fruto de uma série de mobilizações sociais e políticas, iniciou o seu funcionamento com os cursos de graduação em agronomia e letras – língua portuguesa, ambos com turmas formadas por meio de processo seletivo próprio da instituição. 

A reitora Aldenize Xavier ressaltou a parceria com o governo estadual por meio do programa Forma Pará, que viabilizou a primeira turma de Agronomia há quatro anos em Rurópolis (PA), o que reforçou a necessidade de o município receber um campus da Ufopa, e destacou o apoio financeiro do Novo PAC Expansão, do governo federal, com investimento de R$ 60 milhões para a construção da sede definitiva do campus e aquisição de equipamentos. 

A estudante Adna Galvão, de letras, comemorou a oportunidade de estudar na própria cidade, sem precisar se deslocar para outro município. Já Eduardo Aquino, o primeiro da família a ingressar no ensino superior, celebrou por poder estudar agronomia e, futuramente, aplicar os conhecimentos na propriedade rural da família. 

A aula magna foi proferida pelo ex-reitor Hugo Diniz, que destacou os impactos da universidade nas regiões de instalação e o caráter coletivo e estratégico do novo campus. Para ele, a universidade, especialmente a pública, é o maior instrumento de mobilidade social. 

Até a conclusão das obras da sede definitiva, prevista para 2026, as atividades acadêmicas ocorrerão no prédio reformado que abrigava o núcleo universitário anterior. O espaço passou por melhorias, com obras que incluem a construção de novas salas de aula, ampliação do laboratório de informática e instalação de biblioteca. 

Novo PAC inaugura mais campi – Além da instalação do campus da Ufopa em Rurópolis (PA), outras universidades federais também estão em processo de expansão, viabilizada pelo Novo PAC. No dia 11 de agosto, a Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou as atividades do Campus Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal, com seis cursos de graduação, em prédio provisório cedido pela prefeitura. A sede definitiva será construída com recursos do programa.  

Já em Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prevê, para o dia 8 de setembro, a aula inaugural do campus de Sertânia. O novo campus ofertará quatro cursos de graduação, totalizando aproximadamente 2,8 mil vagas, e contará com investimento de R$ 60 milhões, destinados a obras de infraestrutura e equipamentos. O espaço provisório é uma escola cedida pela prefeitura, com licitação da sede definitiva em fase final de licitação. As obras devem iniciar também em 8 de setembro. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da Ufopa 

Fonte: Ministério da Educação