Entrou em operação comercial, na última quarta-feira (1º/10), a Usina Termelétrica Ipiranga Bioenergia Mococa II, localizada no município de Mococa (SP). O empreendimento, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, adiciona 25 megawatts (MW) de capacidade instalada ao sistema elétrico brasileiro.
Movida a bagaço de cana-de-açúcar, a usina utiliza combustível proveniente do próprio processamento de cana realizado nas unidades industriais do empreendedor. Com investimento estimado de R$ 60 milhões, o empreendimento comercializou energia no 36º Leilão de Energia Nova, que prevê início de suprimento a partir de janeiro de 2026.
Para conexão ao sistema elétrico, a UTE conta com uma subestação elevadora de 13,8/138 quilovolt (kV), instalada junto à central geradora, e uma linha de interesse exclusivo responsável pela conexão na Subestação Mococa 5.
O licenciamento ambiental foi conduzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que emitiu todas as Licenças de Operação (LO) necessárias, reforçando o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável.
O novo empreendimento amplia a oferta de energia renovável no país, contribuindo para a segurança energética e o crescimento econômico sustentável do Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn