Em uma partida eletrizante pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama superou o Bahia por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (24), em São Januário. O triunfo, que contou com a vantagem numérica de um jogador a mais para o time carioca, marcou o quarto jogo consecutivo do Gigante da Colina sem derrotas na competição.
Os gols vascaínos foram anotados por Philippe Coutinho, Puma Rodríguez e um gol contra de Luciano Juba, enquanto Mateo Sanabria balançou as redes para a equipe baiana. O resultado impulsiona o Vasco para a 13ª colocação na tabela, somando agora 27 pontos, e o afasta da zona de rebaixamento, que tem o Vitória como primeiro time com 22 pontos. O Bahia, apesar da derrota, mantém-se na sexta posição, com 37 pontos.
Primeiro tempo
O início do confronto mostrou um Vasco buscando a iniciativa, mas foi o Bahia quem assustou primeiro, com Sanabria exigindo uma intervenção decisiva de Puma Rodríguez na linha do gol. A resposta cruzmaltina veio em uma cabeçada de Nuno Moreira que carimbou a trave.
Aos 30 minutos, o Bahia abriu o placar em um lance de oportunismo: Sanabria aproveitou uma falha na saída de bola vascaína, dividiu com Hugo Moura e encobriu o goleiro Léo Jardim. No entanto, a vantagem baiana durou pouco. Seis minutos depois, o jogo teve um ponto de virada crucial quando Jean Lucas, do Bahia, foi expulso após revisão do VAR por uma cotovelada em Barros, deixando os visitantes com um jogador a menos.
Com a superioridade numérica, o Vasco intensificou a pressão e conseguiu o empate nos acréscimos da primeira etapa. Cuesta fez o cruzamento preciso para Philippe Coutinho, que subiu de cabeça para mandar a bola para o fundo das redes, levando o placar de 1 a 1 para o intervalo.
Vasco vira na etapa final
Na volta para o segundo tempo, o time da casa manteve a postura ofensiva e não demorou a conquistar a virada. Aos 14 minutos, Puma Rodríguez aproveitou um escanteio e, de cabeça, colocou o Vasco à frente no marcador.
Mesmo com a desvantagem no placar e no número de jogadores, o Bahia mostrou valentia e tentou reagir, com Rodrigo Nestor assustando em um chute aos 24 minutos. Contudo, a tarde era mesmo do Vasco. Aos 31 minutos, em um lance infeliz, Luciano Juba tentou cortar um passe e acabou desviando a bola para o próprio gol, ampliando a vantagem vascaína para 3 a 1 e selando a vitória.
Nos minutos finais, o Vasco ainda criou oportunidades para golear, com David parando em defesas importantes do goleiro Ronaldo. O Bahia tentou uma última pressão, mas os cariocas souberam administrar o resultado, garantindo três pontos importantes em seus domínios.
Próximos desafios
O Vasco da Gama terá pela frente o Cruzeiro no próximo sábado (27), às 16h (de Brasília), novamente em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão. Já o Bahia receberá o Palmeiras no domingo (28), também às 16h, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Vasco 3 x 1 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário:19h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro
Gols:
- Bahia: Mateo Sanabria, aos 31 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Philippe Coutinho, aos 46 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Puma Rodríguez, aos 15 minutos do 2º Tempo
- Vasco: Luciano Juba (contra), aos 32 minutos do 2º Tempo
Cartões Amarelos:
- Vasco: David
- Bahia: Gilberto, Sanabria
Cartão Vermelho:
- Bahia: Jean Lucas
Arbitragem:
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Escalações:
Vasco:
- Léo Jardim
- Paulo Henrique
- Carlos Cuesta
- Lucas Freitas (David)
- Puma Rodríguez
- Hugo Moura (Mateus Carvalho)
- Cauan Barros
- Philippe Coutinho (Matheus França)
- Nuno Moreira (Lucas Oliveira)
- Andrés Gómez (Garré)
- Vegetti
- Técnico: Fernando Diniz
Bahia:
- Ronaldo
- Gilberto (Arias)
- Santiago Mingo
- Gabriel Xavier
- Luciano Juba
- Rezende
- Jean Lucas
- Michel Araújo (Tiago)
- Éverton Ribeiro (Rodrigo Nestor)
- Sanabria (Iago)
- Willian José (Acevedo)
- Técnico: Rogério Ceni
Fonte: Esportes