Vice-governadora Mailza reforça parceria com MDS para enfrentamento aos eventos climáticos e atendimento à população vulnerável

Acre

Parcerias para enfrentamento às cheias, secas, estiagens e a situação de imigrantes foram pauta de uma reunião da vice-governadora Mailza Assis nesta sexta-feira, 16,  em Rio Branco, com membros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM).

Governo estadual tratou com MDS parcerias para mitigação dos extremos climáticos e políticas de proteção aos imigrantes. Foto: José Caminha/Secom

A equipe está no Acre realizando visitas técnicas para construir de forma conjunta uma estratégia nacional de suporte às situações de calamidades públicas e emergências no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em especial no que se refere às respostas à seca e a estiagem

Para a vice, é importante mitigar os impactos das mudanças climáticas ao assegurar ajuda humanitária, e pontuou que o governo do Acre trabalha com ações preventivas para garantir o abastecimento de alimentos, água potável e energia, controle aos incêndios e assistência nas cheias as comunidades rurais e indígenas.

Vice-governadora destacou que o governador Gladson determinou garantir o que for necessário para o povo do estado do Acre e a parceria permite uma eficiência maior das ações. Foto: Neto Lucena/Secom Foto: Neto Lucena/Secom

“Essa discussão é fundamental para formalizar parcerias. Que essa sintonia seja constante para desenvolvermos projetos que atendam efetivamente nossa população acreana”, disse Mailza, que também é Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. “O governo do Acre está à disposição para trabalhar junto nas pautas sociais e colocar as propostas em prática”, enfatizou.

Antônio Albuquerque Neto, coordenador de campo da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (FORSUAS), da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), vinculado ao MDS, agradeceu pela parceria e disse que “essa união garante um novo um caminho para preparar melhor o Acre para enfrentar os eventos climáticos e crise migratória”.

Atuação conjunta

A vice propôs que os governos federal, estadual e municipais atuem em conjunto em cada uma das medidas emergenciais. Ela destacou o Plano de Contingência do Governo do Acre para enfrentamento às cheias de 2024.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), de modo a preparar o Estado para executar os primeiros atendimentos diante de ocorrências em algum dos 22 municípios.

Quando a estiagem, em 2024, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual e Municipal trabalharam em conjunto ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e outros problemas relacionados à estiagem prolongada que assolou o estado.

A equipe do OIM colocou o escritório do Acre a disposição para atuação conjunta no enfrentamento às crise migratória e eventos climáticos.

Presenças

Do MDS, estiveram presentes o assessor para assuntos de Migração, Bruno Albuquerque, e a assessora de Gestão da Informação, Diana Naranjo; da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM), a equipe de projetos composta pela coordenadora, Paula Bueno e os assistentes Ester Alves e Thiago Gonçalves.

Fonte: Governo AC