Vice-governadora Mailza se reúne com Câmara de Comércio de Madre de Dios e recebe documento que propõe criação de grupo de trabalho para avançar na integração Brasil-Peru

Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, reuniu-se nesta quarta-feira, 3, em Porto Maldonado, capital de Madre de Dios, com representantes da Câmara do Comércio daquele departamento peruano. O encontro se deu após a agenda com a presidente do Peru, Dina Boluarte, e reforçou o compromisso do Estado em ampliar a integração regional com o país vizinho.

Presidente da Câmara de Comércio de Madre de Dios entrega documento que propõe criação de um grupo de trabalho. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a reunião, o presidente da Câmara, Orestes Quino, entregou à vice-governadora um documento solicitando a criação de um grupo de trabalho binacional, reunindo autoridades governamentais e empresariais dos dois países, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para a integração.

Vice-governadora Mailza reforça compromisso com a integração ao lado do presidente da Câmara de Comércio, Orestes Quino. Foto: Neto Lucena/Secom

“Solicitamos uma mesa de trabalho, seja em Rio Branco ou em Puerto Maldonado, realizada por profissionais com amplo conhecimento da região, possibilitando a integração entre Peru e Brasil. Oferecemos produtos ao Brasil, e o Brasil nos oferece produtos, turismo e uma infinidade de construções econômicas que beneficiarão tanto o Peru quanto o Brasil”, afirmou Quino.

Vice-governadora Mailza participa de reunião em Porto Maldonado. Foto: Neto Lucena/Secom

Entre os temas tratados estiveram o fortalecimento do intercâmbio comercial e a ampliação do número de caminhões de carga que cruzam diariamente a fronteira.

Mailza Assis reforçou o compromisso do Acre em avançar nesse processo. “O que nós queremos é essa integração fortalecida, beneficiando os nossos países. Que essa troca seja para o desenvolvimento da nossa economia, da nossa cultura, da nossa história e do nosso turismo. Nos comprometemos em trabalhar juntos, pensar na formação desse grupo de trabalho, para discutir essa integração da forma que seja boa tanto para o Brasil quanto para o Peru”, destacou.

Mailza também ressaltou o simbolismo da agenda internacional do Acre, que incluiu reuniões em Lima e agora em Madre de Dios: “Essa integração é um sonho e um trabalho de muitos anos. Temos aqui a presença do deputado [estadual] Luiz Gonzaga, que luta com essa bandeira há mais de 20 anos. Nossa participação em Lima foi importante para fortalecer os laços. Assumimos o compromisso de que isso aconteça o mais breve possível. Brasil e Peru têm esse companheirismo, essa conexão, e agora é o momento de os povos se estabelecerem e fortalecerem a economia, o turismo e a cultura”.

Deputado estadual Luiz Gonzaga trabalha para fortalecer a integração com o Peru há mais de 20 anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, destacou os benefícios da aproximação. “Não é de hoje que a gente trabalha com essa integração, e o sonho de vocês é o nosso também. Essa parceria é benéfica porque gera emprego, renda e melhora a vida de ambos os povos. Vi de perto a produção de vocês, que é de qualidade, alimentos orgânicos que não temos no Acre. Assim como o Peru pode receber nossa soja, milho, frango e ovos, podemos receber frutas e verduras de vocês. Vamos continuar nessa luta para construir uma integração sólida e duradoura”, declarou.

O diretor-geral da Câmara de Comércio, Carlos Domingo Pérez, também ressaltou os desafios e oportunidades da agenda binacional, mencionando a importância da modernização dos processos aduaneiros e o projeto do Trem Bioceânico.

“Esse corredor ferroviário promete dinamizar o comércio, a conectividade e o turismo entre os dois países. Um dos principais desafios está na diferença dos procedimentos alfandegários, que precisam ser modernizados e digitalizados. Do ponto de vista turístico, a conexão ferroviária pode reduzir significativamente os tempos de viagem e colocar a região entre os destinos mais integrados e competitivos do mundo”, observou.

Fonte: Governo AC