Nesta quinta-feira, 2 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) participou da videoconferência que anunciou a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática. O evento acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro em todo o país. Com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”, a terceira edição da semana busca estimular a reflexão crítica, o uso ético das tecnologias e a participação ativa de estudantes e educadores no ambiente digital.
A proposta desta edição é criar um espaço de reflexão e mobilização em torno da educação midiática como eixo fundamental para o desenvolvimento das competências essenciais, no século 21. A proposta reconhece a urgência de preparar estudantes para o mundo cada vez mais conectado, onde a leitura crítica das mídias, o uso ético das tecnologias e a capacidade de participar ativamente do ambiente digital são habilidades indispensáveis à formação cidadã.
Representando o MEC, a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ana Dal Fabbro, lembrou que, atualmente, 93% das crianças e adolescentes brasileiros já participam ativamente do mundo digital e pontuou a importância da educação digital para a formação desse público. “Educação digital é um tema absolutamente fundamental para o exercício da cidadania pelos nossos estudantes. Se, por um lado, precisamos aumentar os esforços para proteger nossas crianças e adolescentes — de exposição precoce e cyberbullying, por exemplo —, por outro, precisamos também pensar novas estratégias para ensinar aos nossos estudantes uma leitura crítica do mundo digital”, explicou.
A iniciativa reúne diversas atividades e boas práticas em todo o país e é realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom-PR), em parceria com o MEC, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Participantes – O evento também contou com participação da dirigente municipal de Nova Iguaçu (RJ) e presidente da Undime-RJ, Virgínia Rocha; do secretário-executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e representante do Consed, Helder Nogueira; do coordenador de Comunicação e Informação da Unesco, Adauto Soares; e do diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom-PR, David Almansa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação