Visita técnica da Unesco termina com reconhecimento do esforço do governo brasileiro na busca por melhorar a conectividade nas escolas

Geral

A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, participou, nesta quarta-feira (30), do encerramento das atividades da visita técnica da Unesco, no âmbito da Colaboração para a Transformação Digital (DTC).

O evento durou dois dias e contou com representantes do governo federal, de organizações e organismos internacionais e de empresas, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e avançar em soluções para uma transformação digital e sustentável na educação básica brasileira.

“Nestes dois dias, a equipe que aqui participou foi mais do que ouvinte ou palestrante. Foram coautores de um capítulo promissor da transformação digital da educação no nosso país. Além de ser um evento técnico, acredito que foi um verdadeiro espaço de encontro entre visões, territórios, experiências e soluções. Levaremos daqui compromissos concretos, grupos de trabalho organizados, propostas alinhadas ao contexto brasileiro e, acima de tudo, a certeza de que estamos no rumo certo”, comentou a secretária-executiva.

O encontro proporcionou aos participantes uma visão macro de tudo o que o governo brasileiro tem feito pela conectividade de estudantes e deixou boa impressão. “Aprendemos que há um forte comprometimento do governo federal do Brasil quando se trata de transformação digital para uma nova geração, estabelecendo a visão junto com as políticas, e também com a revisão legal e o desempenho de várias iniciativas importantes”, frisou o chefe da Seção de Política Educacional da Unesco, Gwang-Chol Chang.

A coordenadora do Setor de Educação da Unesco, Rebeca Otero, destacou que o encontro foi uma oportunidade de discutir diversos temas — desde licitações, passando por exemplos e modelos de outros países, até conectividade com inclusão e a sustentabilidade das políticas públicas.

“Esperamos que tudo isso tenha contribuído bastante para que vocês prossigam com a elaboração das políticas públicas na área de conectividade educacional, junto às escolas, para que possamos, de fato, utilizar as tecnologias em benefício da maior parte das nossas crianças — sempre pensando na equidade e na inclusão como aspectos que devem ser permanentemente considerados no Brasil, diante das grandes desigualdades que ainda enfrentamos”, destacou Rebeca.

Os participantes saíram com o compromisso de ampliar o engajamento entre a Unesco e os Ministérios das Comunicações e da Educação, com o objetivo de refletir sobre ações conjuntas que podem ser desenvolvidas.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações