Viver Ciência Itinerante mobiliza estudantes em Mâncio Lima com atividades interativas e valorização do conhecimento científico

Acre

A cidade de Mâncio Lima recebeu nesta terça-feira, 8, a segunda edição da Mostra Viver Ciência Itinerante, promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O evento reuniu mais de 1.000 estudantes em um dia repleto de experiências interativas, oficinas, exposições científicas e projetos autorais desenvolvidos por alunos da rede pública estadual.

A ação integra o calendário oficial da SEE e tem como objetivo democratizar o acesso à ciência, tecnologia e inovação entre os estudantes do interior do Acre, promovendo o protagonismo juvenil e o despertar de novos talentos. A edição de 2025 tem como tema: “Das águas da Amazônia aos oceanos: conexões que sustentam a vida e a cultura”.

Estudantes exploram a ciência de forma prática na Mostra Viver Ciência em Mâncio Lima. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante o evento, escolas como Antônio de Oliveira Dantas, Francisco Freire, Primeiro de Maio e Īxūbã Rabuī Puyanawa, apresentaram trabalhos desenvolvidos pelos alunos em parceria com seus professores. A Escola Antônio de Oliveira, por exemplo, destacou-se com um documentário sobre o Rio Moa, produzido inteiramente pelos estudantes. “Foi uma troca de experiências muito interessante. Os alunos participaram de todo o processo: pesquisa, roteiro, gravação e edição”, destacou o professor de Física, Francisco Bernardo Cordeiro Neto.

Para a estudante Laramel Silva, que participou da edição do documentário, o projeto foi uma oportunidade de explorar habilidades fora da rotina escolar. “Foi um tema importante, que trata da preservação do Rio Moa. E editar esse material, com depoimentos reais da nossa comunidade, foi muito enriquecedor”, contou.

Projetos autorais ganham destaque e despertam talentos nas escolas da rede estadual. Foto: Marcos Santos/Secom

Além da mostra de trabalhos, o Viver Ciência também promoveu oficinas, experimentos, exposição de robótica e atividades de valorização da cultura regional. A coordenadora geral do projeto, Anne Ruela, destacou o impacto da iniciativa. “A Viver Ciência já existe há 11 anos, e essa edição em Mâncio Lima reforça a importância de aproximar a ciência da realidade dos estudantes, fortalecendo a aprendizagem a partir da prática”, explicou.

Máriozan Ferreira, coordenador de ensino da Representação da SEE em Mâncio Lima, ressaltou a abrangência da mostra. “Tivemos a participação de todas as modalidades: fundamental, médio, tempo integral e educação indígena. É um evento que envolve a comunidade escolar como um todo e amplia o olhar dos nossos alunos para o mundo da ciência”, disse.

Evento reúne mais de mil alunos em oficinas, exposições e vivências culturais e científicas. Foto: Marcos Santos/Secom

A Mostra Viver Ciência também será realizada em Cruzeiro do Sul nos dias 10 e 11, com abertura oficial no Teatro dos Náuas e exposição principal na Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth. O evento contará com a participação de aproximadamente 15 instituições de ensino, que levarão ao público projetos, experiências e atividades voltadas à popularização da ciência e valorização do conhecimento produzido na região.

Fonte: Governo AC