Webinário apresenta curso Mais Ensino Médio

Educação

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Ministério da Educação (MEC) realizou o primeiro webinário do ciclo de divulgação dos novos cursos oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). O encontro foi intitulado “Apresentação do curso Mais Ensino Médio”. Ao todo, serão realizados três encontros, com vistas a fortalecer a adesão de professores, estudantes, gestores e técnicos aos cursos oferecidos pela plataforma. 

O coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica do MEC, José Roberto Ribeiro Junior, destacou a importância de um olhar específico para o ensino médio. “É nele que os jovens consolidam sua formação básica e começam a construir projetos de vida, seja para prosseguir nos estudos, seja para ingressar no mundo do trabalho, ou ambos. É também um momento de muitas expectativas dos estudantes. Por isso falamos de uma educação de qualidade que precisa ultrapassar o campo pedagógico, pois se trata de garantir oportunidades reais de desenvolvimento, cidadania e futuro para milhões de jovens brasileiros”, afirmou. 

Os cursos do Avamec foram desenhados com robustez para dialogar diretamente com os desafios concretos que os docentes enfrentam no atual cotidiano escolar. “Todos os temas dos cursos estão muito integrados também com a Estratégia Nacional Escolas Conectadas [Enec], que eu coordeno aqui dentro do Ministério da Educação, que tem exatamente esse objetivo de educar com tecnologia com vistas à inclusão e à cidadania digital”, explicou Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC. 

Os outros dois webinários deste ciclo acontecerão nos dias 21 e 22 de outubro, quando abordarão, respectivamente, os cursos “Mais Matemática e suas Tecnologias & Mais Linguagens e suas Tecnologias” e “Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias & Mais Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. Durante o ciclo, especialistas e gestores da Secretaria de Educação Básica (SEB) apresentarão os cursos, oferecendo orientações práticas para professores, coordenadores e gestores educacionais. 

Serão disponibilizados, ainda, conteúdos sobre juventudes e justiça curricular; e cidadania digital. As formações terão 180 horas cada e serão autoinstrucionais, com sessões-problema e estudos de caso. A meta é atender os mais de 500 mil professores que atuam no ensino médio, sendo 120 mil ainda este ano.   

Política – O ciclo de webinários de divulgação é uma ação da Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), que trouxe mudanças estruturais nessa etapa da educação, considerando a diversidade das juventudes e as realidades regionais do país, promovendo uma educação que articule formação geral, técnica e cidadã. A formação continuada de professores e profissionais da educação é um dos eixos centrais dessa política. Instituída pela Lei nº 14.945/2024, a política alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu novas diretrizes para o currículo do ensino médio.   

Entre os pontos destacados na política, estão a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais, a criação de diretrizes operacionais para os itinerários formativos e a elaboração de planos de ação por parte das secretarias estaduais de educação. Esses planos foram elaborados com apoio técnico e financeiro do MEC, com o intuito de implementar, de forma escalonada, as mudanças, respeitando o princípio da equidade e garantindo a transição segura para estudantes e profissionais da educação.  

Além disso, o MEC também está trabalhando nas adequações necessárias para cumprir as novas resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), como a Resolução CNE/CEB nº 2/2024, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), articulada às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e a Resolução CNE/CEB nº 4/2025, que institui os Parâmetros Nacionais para a Oferta dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFA) no ensino médio.    

A construção de um sistema educacional justo, inclusivo e de qualidade exige o compromisso compartilhado entre União, estados e municípios, por meio de uma gestão democrática e interfederativa.  

Cursos – Após a instituição da Política Nacional do Ensino Médio, o MEC fez a revisão dos cursos disponibilizados no Avamec para se adequar à norma, o que contou com equipes de docentes, pesquisadores e gestores.   

Com o objetivo de qualificar técnicos das secretarias de educação, conselheiros estaduais e servidores do próprio ministério, foram promovidos cursos de especialização e aperfeiçoamento, por meio do Programa de Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio. Os cursos prepararam os profissionais para elaboração dos planos de ação e fortaleceram a capacidade técnica das redes para lidar com os desafios da implementação da nova configuração curricular.   

Outra especialização ofertada foi o curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Participaram da formação diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas de ensino médio por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).  

Em 31 de julho, aniversário da Lei nº 14.945/2024, que criou a política, foi lançado o Curso Ensino Médio Mais, com a abertura de 10 mil vagas. Essas vagas já foram ocupadas, e uma nova turma com mais 10 mil vagas está aberta.   

Assessoria de Comunicação Social, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação