O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e presidente do Conselho da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, Wellington Dias, participou de uma reunião com o diretor-geral do Escritório Federal de Agricultura da Suíça e com o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, na manhã desta terça-feira (27.05), durante a 5ª Conferência Global “One Planet”, realizada em Brasília.
No encontro, o titular do MDS falou sobre os avanços do Brasil na redução das desigualdades sociais, combate à fome e garantia da segurança alimentar e nutricional para os brasileiros que ainda vivem na escassez. “Estamos colhendo bons resultados. Em 2023, tivemos redução da insegurança alimentar severa, medida pela FAO, em 85%. Também tivemos uma melhora no índice de desenvolvimento humano e redução da desigualdade”, celebrou.
O diretor de agricultura da Suíça, Christian Hofer, validou os esforços do Brasil e salientou que podem ser usados como referências positivas em todo o mundo. “O que estamos vendo no Brasil é um grande feito para a sociedade. Levantando a bandeira da agroecologia e sendo grande parceiro, ajudando os diferentes países. Isso é muito importante para motivar países vizinhos a se engajarem nesses movimentos”, argumentou.
Estamos colhendo bons resultados. Em 2023, tivemos redução da insegurança alimentar severa em 85% no Brasil”
ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
Wellington Dias também destacou a necessidade de reconstruir as áreas desmatadas. “Tivemos importantes reduções nos desmatamentos e alcançamos bons resultados. O presidente Lula defende que não basta conter o desmatamento, temos que recuperar as áreas que foram desmatadas”, explicou.
COP30
A 30ª Conferência das Partes (COP30), evento global para discussão e negociações sobre as mudanças do clima, também foi tema debatido no encontro. O Brasil, na qualidade de anfitrião da COP30, está trabalhando para incluir o tema da fome, da pobreza e da transformação dos sistemas alimentares como um pilar central nas discussões desse evento.
Para o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, a COP30 será um momento decisivo para que estas ações sejam fortalecidas. “Será um momento para compartilhar as melhores práticas”, defendeu.
Aliança Global
Outro ponto destacado na reunião bilateral foi a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa, lançada em 2024, durante a presidência brasileira no G20, tem como objetivo apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades e defende caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos.
Como presidente do Conselho da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, o ministro Wellington Dias destacou o quanto a colaboração de países desenvolvidos é de extrema importância para a Aliança. “O que a gente precisa é ter mais parceiros, incluindo os países mais desenvolvidos. O papel da Suíça foi muito importante para a constituição da Aliança Global e estamos muito animados para continuar trabalhando juntos”, pontuou.
A iniciativa conta com mais de 180 membros e está aberta a adesão de governos, organizações internacionais, instituições, fundos e bancos de desenvolvimento, e instituições filantrópicas. O passo a passo para fazer parte da Aliança Global pode ser encontrado aqui.
One Planet
Nesta edição, o evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e co-liderado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, pelo Gabinete Federal de Agricultura da Suíça (FOAG) e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros parceiros.
A conferência discute os desafios dos sistemas alimentares e destaca soluções bem-sucedidas de todo o mundo, com foco especial no contexto regional do Brasil, país anfitrião do evento.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome