Wellington Dias defende fortalecimento da assistência social em reunião com representantes do Piauí

Geral

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu, nesta terça-feira (20.05),o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a liberação de equipamentos como o MobSUAS (Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social), e a abertura do Novo PAC Seleções, que vai permitir a apresentação de novos projetos pelos municípios. As afirmações foram feitas durante reunião com prefeitos e bancada federal do Piauí, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Na área social, vamos fortalecer o SUAS. Isso inclui a liberação de equipamentos. Destaco também a abertura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções. Os municípios poderão apresentar novos projetos. Esses projetos serão executados ainda neste mandato do presidente Lula”, afirmou o ministro.

Durante a reunião, Wellington Dias salientou a atuação da bancada federal do Piauí e a integração com a Associação Piauiense de Municípios (APPM-PI). “Destaco a participação da bancada do Piauí de forma muito ativa, integrada com a Associação Piauiense de Municípios – APPM (PI), respeitando e valorizando as entidades de classe e seu município, o estado, o Governo Federal, quanto mais integrado, melhor o resultado.”

Além disso, o ministro reforçou o compromisso do governo Lula em garantir segurança alimentar e reduzir a pobreza no país em 2025. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,4 milhões de pessoas saíram da situação de fome no Brasil em 2023. A edição 2024 do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024)  também mostrou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no país em 2023.

Integração

A reunião teve como pauta principal as ações em favor do estado e dos municípios piauienses para 2025. O deputado federal Merlong Solano (PT/PI) destacou a importância do diálogo contínuo entre as lideranças locais e o Governo Federal.

“Nossa bancada dialoga tradicionalmente com as lideranças municipais. Conversamos sobre os temas que preocupam os gestores. Sabemos que o Congresso Nacional e o Poder Executivo precisam apreciar e decidir muitas questões. O Legislativo e o Executivo devem se articular para que os municípios cumpram suas responsabilidades com os cidadãos”, afirmou o deputado.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome