Wellington Dias discute cooperação em políticas sociais com a República Dominicana e o Equador

Geral

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta terça-feira (2.09), em Brasília, de duas reuniões bilaterais com representantes da República Dominicana e do Equador, no âmbito da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe. Além de fortalecer laços, os encontros permitiram troca de experiências e abordaram temas como a Aliança Global, Bolsa Família e o Programa Acredita no Primeiro Passo.

No primeiro encontro, a diretora-geral da Direção de Desenvolvimento Social Sup[erate da República Dominicana, Gloria Reyes, enfatizou que ambos os países têm objetivos comuns, como a luta contra a fome e a miséria. “Nossa meta é chegar aFome Zero em 2028, estamos muito comprometidos com essa agenda para fortalecer todas as políticas que levam ao fim da fome e à redução da pobreza”, disse.

O ministro Wellington Dias agradeceu o apoio da República Dominicana à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e lembrou que ela integra o “fast track”da iniciativa. “O plano é de vocês, elaborado a partir das necessidades do país. A partir da Aliança Global, a vantagem é que reunimos 197 membros com respostas experimentadas para fazer frente a esses desafios”, comentou.

Dias defendeu o trabalho conjunto a partir de encontros técnicos por teleconferências, visitas de delagações para conhecerem os programas brasileiros in loco e a possibilidade de levar equipe ao pais caribenho. “A pobreza é complexa, não é apenas renda, ou alimento, ou educação ou saúde. É preciso pensar num conjunto de soluções, caso a caso”, afirmou.

Parcerias com o Equador

A cooperação, troca de experiências e aprendizado mútuo também foram temas da audiêcnia com a subsecretária encarregada do Benefício não Contributivo e Contingências, do Ministério de Inclusão Econômica Social do Equadora, Estefanía Enríquez. “Nos interessa saber mais sobre o Bolsa Família, considerando características das famílias com objetivo que as transferêcnias sejam mais eficientes e ajudem a sair da pobreza”, explicou.

Na reunião, Wellington Dias, falou sobre o Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas.

Nesse contexto, salientou a importância da qualificação e da inserção no mercado de trabalho e da garantia da proteção social. “Criamos um cadastro  que , quando a pessoa vai para a classe média, ela não sai do cadastro, fica monitorada e, se ocorrer, não volta para a pobreza, mas para a proteção social”, contou.

VI CRDS

A VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe  busca promover um espaço de diálogo e cooperação entre governos, organismos internacionais, academia e sociedade civil para avançar rumo a um desenvolvimento social mais inclusivo, justo e sustentável na região. O evento, que ocorre em Brasília até quinta-feira (4.09), é promovido pelo Governo do Brasil, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o encontro intergovernamental, a Cepal apresentará o documento “América Latina e Caribe 30 anos depois da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social: rumo a um pacto mundial pelo desenvolvimento social inclusivo”. A iniciativa propõe uma visão sobre os avanços e desafios da região desde 1995 até os dias atuais em matéria de desenvolvimento social, redução da pobreza e fortalecimento dos sistemas de proteção social.

Assessoria de Comunicação Social – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome