O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (11.07), da solenidade de certificação de turmas de extensão do projeto Semeando Oportunidades, em Teresina (PI), junto ao Instituto Federal do Piauí (IFPI). A iniciativa tem parceria com o MDS, selecionando estudantes para capacitação e formação a partir do CadÚnico.
Foram 191 estudantes nas turmas de cursos de extensão de refrigeração, manutenção e instalação de split, estamparia por sublimação, modelagem de bolsas e ecobags, além de dislexia e outros transtornos de aprendizagem.
Sônia Maria, uma das alunas que recebeu a certificação, ressaltou a importância do programa. “Quero agradecer o MDS, pelos programas e cursos, pelo CadÚnico. Você está sendo acolhido porque, a partir do momento que você procura o serviço, você tem o serviço. E, através desse banco de dados, do CadÚnico, eles localizam a nossa vulnerabilidade. Olha que coisa linda o tanto de conhecimento que vamos disseminar daqui para a frente”, ressaltou a aluna.
Na cerimônia, o ministro Wellington Dias destacou os impactos da educação. “Ter o conhecimento do ofício é fundamental, ter a oportunidade de ter uma profissão. Então, eu me alegro muito de participar desse momento”, registrou.
Para o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o destaque são as oportunidades promovidas. “O Governo do Brasil expandiu as escolas técnicas. Isso é política pública. O governo faz todos esses cursos de capacitação e planta o Acredita, nós temos que celebrar e exaltar programas que incluem, no orçamento, os pobres”, registrou.
Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Ainda em agenda no Piauí nesta sexta-feira (11.07), o titular do MDS participou da inauguração do primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) no Piauí. A unidade terá capacidade de 8 mil atendimentos mensais.
De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí registra cerca de 38 mil pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), estruturou o Cetea para ampliar atendimentos, terapias e acompanhamento especializado a esse público.
Wellington Dias ressaltou que o MDS tem uma integração muito grande com esse novo espaço de execução de políticas para pessoas com deficiência. “O BPC coloca recursos para pessoas com deficiência e idade avançada que não têm condição de tratamento. Agora também estamos aprimorando e estimulando o trabalho. Esse centro vai ser muito importante”, afirmou.
Wellington Dias também falou sobre a Política Nacional de Cuidados, sancionada no ano passado. “É a primeira vez que estamos trabalhando, além da preocupação com a pessoa com deficiência, que precisa de cuidados, também a preocupação com as pessoas que cuidam, especialmente as mulheres”, explicou.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome