Em parceria com o Estado, Ministério da Saúde qualifica profissionais da rede pública para aprimorar cuidados a pessoas com deficiência

Acre

A capital acreana sediou nesta quarta-feira, 14, o Workshop de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). O evento, realizado ao longo do dia, teve como objetivo capacitar gestores e profissionais da saúde para o aprimoramento da RCPD no território acreano.

Workshop ocorreu nesta quarta-feira, 14, e foi mediado por dois técnicos do Ministério da Saúde. Foto: Luan Martins/Sesacre

O workshop contou com a presença de autoridades e técnicos federais, estaduais e municipais, entre eles os consultores técnicos da CGSPD, Natália Turri e Rodrigo Barbosa, que atuaram como facilitadores do encontro. A programação incluiu exposições teóricas, dinâmicas em grupo, discussão de casos práticos e construção de estratégias coletivas com base na metodologia Arco de Maguerez.

O encontro também objetivou promover o alinhamento técnico e aprimorar as práticas de gestão. A iniciativa se mostrou fundamental para incentivar a troca de experiências entre os participantes, fomentar o debate sobre soluções práticas e construir estratégias conjuntas que assegurem um cuidado integral, humanizado e contínuo para esse público.

Encontro objetivou promover o alinhamento técnico e aprimorar as práticas de gestão. Foto: Luan Martins/Sesacre

“O Estado se sente muito feliz com a presença dos técnicos no Ministério da Saúde. Reconhecemos que existem pacientes que estão na fila de espera, mas também temos buscado estratégias para trabalhar esse público. Tem sido prioridade. Possuímos o trabalho da equipe do CER e Oficina Ortopédica. Por isso, acho que podemos e devemos comemorar os nossos avanços dos últimos anos. Agradecemos o apoio do governo federal em vir fazer os alinhamentos necessários, trazer as experiências e as novidades que eles têm para poder aperfeiçoar ainda mais o trabalho desses profissionais, que são os melhores do Brasil”, pontuou a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes.

“[A pessoa com deficiência] tem sido prioridade”, disse Ana Cristina. Foto: Luan Martins/Sesacre

Durante o encontro, foram abordados temas centrais como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, os atos normativos que regulamentam a RCPD, a função do Grupo Condutor na gestão e monitoramento da rede, além de desafios locais como acessibilidade, mobilidade urbana, integração com outros setores e financiamento de estruturas e equipamentos.

“Este workshop representa um passo fundamental no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no estado do Acre. Esse momento se torna essencial para a troca de experiências, o debate de soluções práticas e a construção de estratégias conjuntas para garantir o cuidado integral, humanizado e contínuo. O workshop reforça ainda o compromisso com uma saúde pública mais inclusiva e equitativa, promovendo a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência em todo o território acreano”, destacou Vilmar Bandeira, coordenador estadual da RCPD no Acre.

Programação incluiu exposições teóricas e dinâmicas em grupo. Foto: Luan Martins/Sesacre

O evento também trouxe orientações práticas sobre o uso de sistemas como o CNES, SISMOB e SAIPS, fundamentais para o cadastramento, solicitação de habilitação e captação de recursos junto ao Ministério da Saúde.

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, reforçou o impacto dessas capacitações para os profissionais do CER III: “Este é o primeiro workshop da Rede realizado aqui no estado do Acre, um marco importante para todos nós. A pauta da pessoa com deficiência, embora não seja nova, tem conquistado cada vez mais visibilidade e reconhecimento. Fico muito feliz em ver meus colegas do CER e da Oficina presentes, locais que eu já passei. Saí de lá enquanto assistência, mas sigo me sentindo representada de forma exemplar por todos vocês, agora, mesmo estando na gestão”.

Soron salientou que é o primeiro workshop realizado para a Rede. Foto: Luan Martins/Sesacre

A parceria entre os governos estadual e federal tem se mostrado essencial para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A união de esforços permite não apenas o alinhamento técnico e a padronização de práticas eficazes, mas também amplia o alcance e a qualidade dos serviços ofertados.

Fonte: Governo AC