O Ministério da Cultura (MinC) reafirmou o papel central da cultura brasileira como força estratégica para a promoção internacional do país durante a abertura do Visit Brasil Summit 2025, realizada nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, que segue até o dia 20, reúne autoridades públicas, especialistas e representantes do setor para debater estratégias de promoção do Brasil com foco na economia criativa, sustentabilidade e inovação.
Representando o MinC, o secretário-executivo Márcio Tavares destacou a cultura como principal ativo simbólico do Brasil no cenário global e enfatizou a importância da economia criativa para o desenvolvimento nacional. “A criatividade da nossa gente é o nosso grande ativo e a nossa grande potência transformadora para se construir referência. A economia criativa e a economia do turismo são as duas dimensões da economia do futuro”, afirmou.
Durante o evento, a Embratur lançou oficialmente seu novo Plano de Marketing Turístico Internacional, que estabelece diretrizes para consolidar o país como destino estratégico global. A iniciativa valoriza a cultura, a diversidade e a sustentabilidade como diferenciais competitivos e propõe maior articulação com estados e municípios para ampliar o alcance das ações promocionais nos territórios.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reforçou a importância da cidade como vitrine da criatividade e da diversidade brasileira: “o Rio ainda é a imagem do Brasil lá fora e a gente tem muito orgulho disso. Temos muita honra em poder apresentar o que significa esse país tão diverso, tão amplo, de tantos Brasis, de tantos lugares tão especiais”, destacou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a harmonia entre as ações do governo nas áreas da cultura e do turismo. “Hoje o mundo vê o Brasil não só como a oitava ou a nona economia do planeta, mas o mundo vê o Brasil como país onde nós temos estabilidade política, estabilidade social, estabilidade econômica e estabilidade financeira”, afirmou.
“Não existe um Brasil para turista e outro Brasil com brasileiro. Tem um Brasil só, um Brasil que é bom para ser visitado, mas um Brasil que é bom para educar os nossos filhos. Um Brasil que a gente tem orgulho, um Brasil que dialoga. Cultura, natureza, gastronomia. É o Brasil da diversidade”, completou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O Visit Brasil Summit 2025 é promovido pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, com apoio do Ministério da Cultura. A programação inclui painéis, encontros com especialistas e experiências culturais que celebram a criatividade brasileira como força estratégica para o desenvolvimento sustentável e a presença do país no mundo.
Fonte: Ministério da Cultura