O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou dois selos postais dos Correios durante o evento de entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio Gustavo Capanema, reinaugurado na capital carioca nesta terça-feira (20). Um deles celebra os 40 anos do Ministério da Cultura; o outro homenageia Eunice Paiva, cuja história de luta contra a ditadura militar foi retratada no premiado filme Ainda Estou Aqui.
O selo em homenagem a Eunice traz uma fotografia em preto e branco, do arquivo da família. Na imagem, ela aparece sorrindo e rodeada por três pombas brancas, aves que se tornaram símbolo da paz. À esquerda, está grafado “Eunice Paiva”, na cor branca.
A obliteração do selo foi feita pelo filho de Eunice, o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo que inspirou o filme, e pelo neto Joaquim Paiva. Ambos receberam do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, um álbum com a peça lançada. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice no filme, e o cineasta Walter Salles também foram agraciados com o selo.
“Ao relembrar a história de sua mãe, Marcelo Rubens Paiva contou a história de tantas mulheres brasileiras órfãs de maridos, filhos e filhas, mas que não se deixaram vencer pela tirania”, destacou Lula.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, reforçou a importância de mostrar às novas gerações o papel de pessoas como Eunice, que contribuíram para a luta pela democracia. “Reconhecer a responsabilidade dessa grande mulher por jogar luz no obscurantismo desse período truculento da história nacional é uma necessidade. Como dirigente atual dos Correios, achamos mais do que justo celebrar a trajetória de Eunice Paiva em um selo postal”, completou.
Para Marcelo Paiva, essa memória representa uma oportunidade de resgatar a história para falar de democracia, de cultura indígena, de futuro e de liberdade. “Como é importante olhar o passado e se entender, para corrigir o presente e pensar no futuro”, frisou.
MinC
Em março deste ano, o Ministério da Cultura completou 40 anos desde sua criação. Entre as comemorações está o lançamento do selo comemorativo, que foi obliterado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo presidente Lula. “Os saudosos do autoritarismo tentaram matar o MinC, mas o MinC está de volta”, destacou o presidente.
Os selos institucionais lançados estão disponíveis e podem ser encomendados nas agências e na loja on-line dos Correios.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações