Volta da Ilha Grande passa a integrar a RedeTrilhas

Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou na cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, realizada nesta quinta-feira (22/05), no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o reconhecimento da Trilha Volta da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, como integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A integração foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 14 de maio.    

Essa é a primeira rota da RedeTrilhas totalmente inserida em unidades de conservação estaduais: a APA de Tamoios, a RDS Aventureiros, a Rebio Praia do Sul e o Parque Estadual da Ilha Grande. Os espaços são geridos pelo Instituo Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea/RJ), órgão parceiro do MMA na implementação da trilha.  

A RedeTrilhas é uma política pública promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que conta ainda com o apoio de voluntários da sociedade civil. Seu objetivo de longo prazo é conectar todas as unidades de conservação do Brasil, com trilhas dentro de corredores vegetados, que funcionam como corredores ecológicos, utilizados, inclusive, pela fauna.   

Atualmente, cerca de 200 trilhas estão sendo implementadas no país, somando mais de 41 mil quilômetros em todas as regiões e biomas. Somente na gestão do presidente Lula, 11 trilhas foram reconhecidas oficialmente pelo MMA e R$ 10 milhões investidos nessa ferramenta de conservação, que proporciona recreação de qualidade e, por meio do turismo sustentável, gera emprego e renda. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o 
Flickr do MMA

 

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima