GT da Cultura do BRICS define texto para Declaração de Ministros

Cultura

O Grupo de Trabalho (GT) da Cultura do BRICS consolidou o texto final que será adotado na Reunião Ministerial da Cultura do BRICS, realizada na próxima segunda-feira (26), em Brasília (DF). Negociado pelo Ministério da Cultura (MinC), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o texto da Declaração de Ministros contou com a colaboração dos países-membros, após dias de intensos debates e cooperação multilateral.

Representantes do bloco estiveram reunidos na sede do Serpro em Brasília, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), para a 2ª Reunião Técnica do GT. O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, esteve presente no encontro e ressaltou que o grupo tem a missão de unir os povos e promover o diálogo, entendimento e cooperação para o desenvolvimento mútuo.

“Quero deixar aqui uma palavra de agradecimento e um pedido para que possamos manter nosso engajamento e ambição, para que a Declaração de Brasília de Ministros da Cultura reflita nossa coragem e nossa persistência para avançar em temas que permitirão aos nossos países se posicionar de maneira destacada no cenário global”, destacou.

Cooperação Multilateral

África do Sul, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Índia, Indonésia, Rússia contribuíram com os temas definidos como prioritários sob a  presidência do Brasil para o setor. Cultura e Economia Criativa, Direitos Autorais e Inteligência Artificial; Cultura, Mudanças Climáticas e Agenda de Desenvolvimento Pós-2030; Retorno de Bens Culturais; e os Festivais e Alianças dos BRICS norteiam o texto da declaração.

O documento consolida os consensos alcançados entre os países-membros. Após consultas, pedidos de reconsideração e substituição de termos, a redação adotada destaca o posicionamento dos países do sul global no cenário multilateral.

“A cultura tem um papel fundamental na construção de pontes entre nossos povos. Esta declaração é um marco simbólico e prático do que podemos alcançar juntos”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho da Cultura do BRICS, Bruno Melo.

Declaração de Ministros

O processo de construção do texto foi marcado pelo diálogo construtivo e pela busca de convergência, refletindo os interesses comuns e respeitando as especificidades culturais de cada nação.

“O texto acordado demarca o posicionamento do setor cultural na discussão de temas transversais da agenda multilateral e representa avanços significativos na defesa dos interesses do países do Sul Global a partir da Cultura.”, reforçou Bruno.

Seguindo o processo decisório, o texto acordado para a Declaração baseia-se no consenso em adotar estratégias que evidenciam a importância da Cultura. Para o Ministério da Cultura, as prioridades definidas pela presidência brasileira estão no centro das políticas culturais.

“Esta é também a visão do nosso Presidente Lula e da Ministra Margareth Menezes, que têm buscado fortalecer a cooperação internacional, o multilateralismo e as pautas da cultura, em prol de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável”, enfatizou o secretário-Executivo, Márcio Tavares.

A iniciativa integra o esforço do BRICS de consolidar a cultura como eixo estruturante da cooperação multilateral, ao lado de temas como economia, saúde, ciência e educação. A chefe da  Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais, do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Tatiana Teixeira, explica que o texto seguiu esse consenso.

“Saímos daqui com um documento em que os países do Sul Global podem demonstrar a força do multilateralismo para construir um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, destacou.

Reunião Ministerial

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, se reúne com os Ministros de Cultura do BRICS nessa segunda-dia 26 de maio, às 10 horas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Cúpula

Nos dias 6 e 7 de julho de 2025, o Brasil vai sediar a Reunião de Cúpula do BRICS, no Museu de Arte Moderna (MAM), na cidade do Rio de Janeiro. O encontro tem como tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. Está prevista a participação das lideranças mundiais dos países-membros e parceiros do bloco.

BRICS

O BRICS é o grupo econômico formado entre as cinco maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como membros originários. Há duas categorias de participação no BRICS: países membros e países parceiros. Os 11 membros – África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia – participam das reuniões.

23.05.2025 - BRICS: Reunião Técnica de Cultura- Brasília (DF) - dia 2

Fonte: Ministério da Cultura