Na próxima segunda, 30 de junho, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abre oficialmente o XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais. Como parte da programação da abertura, o público poderá participar, às 19h, do lançamento coletivo de livros, que reúne autores cujas obras contribuem para o debate sobre políticas culturais, memória, educação, cinema e gestão pública.
Já no dia 4 de julho, às 18h, ocorrerá o lançamento da obra de Célio Turino: Sementeira: grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais. A obra reúne reflexões sobre como a prática cultural e a atuação política estão profundamente conectadas e são fundamentais para promover mudanças sociais.
Célio Turino é historiador e foi secretário da Cidadania Cultural no MinC (2004–2010), onde idealizou e implantou o programa Cultura Viva. Desde 2011, percorre a América Latina difundindo os princípios da Cultura Viva e do Bem Viver. É autor de diversos livros, entre eles Por todos os caminhos: Pontos de Cultura na América Latina (SESC, 2020).
Confira os títulos que serão lançados no dia 30:
Entremeios de uma Cultura Viva (Deborah Rebello Lima, Luiz Augusto F. Rodrigues, Clarissa Semensato, Guilherme Varella, Luana Vilutis)
A história do Ministério da Cultura no Brasil (Giane Maria de Souza)
Decolonialidade Afro-Brasileira – A educação para a diferença (Eduardo O. Miranda)
Processos de Criação e Reflexões Teóricas no Cinema (Vários autores)
Jornal Cultural Beija-Flor (Casa de Saberes Cego Aderaldo)
Mapeamento das Ocupações Técnicas da Cultura (Vários autores)
“Cultura é poder” (Jandira Feghali)
Diálogos sobre Gestão Cultural (Gisele Nussbaumer; Giuliana Kauark; Nara Pessoa)
Entre a Memória Familiar e o Arquivo (Amaral Gurgel)
Sobre o Seminário
O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais e da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, coordenada pela Profa. Dra. Lia Calabre. Esta edição, realizada com a parceria do Programa Ibercultura Viva l, tem um foco especial na dimensão global das políticas culturais, em sintonia com a realização da III MONDIACULT/UNESCO e as comemorações dos 20 anos da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O evento propõe reflexões e o intercâmbio de conhecimentos, saberes e práticas sobre políticas culturais, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da participação social no Brasil.
Inscreva-se.
Confira a programação completa.
Fonte: Ministério da Cultura