Brasília (DF) – Como as pessoas vivenciam o espaço urbano? Que barreiras elas enfrentam ao caminhar pelas ruas das nossas cidades? Essas e outras reflexões estão no centro dos novos conteúdos lançados pela Capaciteca, a biblioteca digital do Portal Capacidades. São duas publicações sobre caminhabilidade e mobilidade com recorte de gênero, temas tidos como estratégicos para a construção de cidades mais inclusivas.
Os materiais, produzidos pelo Instituto Caminhabilidade, estão disponíveis gratuitamente, e são recursos valiosos para gestores, planejadores urbanos, pesquisadores e todas as pessoas interessadas em promover cidades mais humanas, acessíveis e seguras para todos, especialmente para as mulheres.
Os novos materiais trazem olhares atentos e sensíveis para temas urgentes, como a mobilidade urbana inclusiva, o direito à cidade e a segurança no deslocamento a pé. A ideia é tornar as cidades mais acolhedoras e seguras para todas as pessoas.
A primeira publicação é o Caderno Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero, que apresenta fundamentos sobre mobilidade urbana e desigualdades de gênero no direito à cidade. A publicação traz uma metodologia que tem objetivo avaliar a qualidade dos espaços públicos para deslocamentos a pé, com indicadores específicos para a experiência de mulheres e meninas.
Já o segundo material é o Relatório Prêmio Cidade Caminhável: Panorama dos Projetos de Caminhabilidade no Brasil de 2012 a 2022, que traça um panorama nacional das políticas públicas de caminhabilidade. O documento reúne dados sobre boas práticas municipais reconhecidas nas edições de 2021 e 2023 do prêmio, alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Para mais informações e conteúdos, continue de olho no Portal Capacidades e no site do Ministério das Cidades.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades