Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil coordenará análise de candidaturas ao 4º Prêmio Nacional do Turismo

Turismo

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) vai coordenar o desenvolvimento de metodologias e conteúdos voltados à identificação, avaliação e à sistematização de boas práticas no turismo sustentável no país. O trabalho da entidade, selecionada por meio de licitação pública realizada pela UNESCO em parceria com o Ministério do Turismo, ocorrerá no âmbito do 4º Prêmio Nacional do Turismo, uma das principais iniciativas de valorização do setor no país.

Criado no ano de 2018, o Prêmio consagra profissionais e iniciativas que contribuem para o fortalecimento do ramo no país, especialmente em quesitos como inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e excelência na gestão. A seleção é uma das principais ações do governo federal para reconhecer iniciativas de destaque na área e estimular o desenvolvimento do turismo nas diferentes regiões do Brasil.

A colaboração da Fundação PTI-BR abrangerá desde a revisão dos critérios de análise, a disponibilização de plataforma online de inscrições, o atendimento aos participantes e a triagem das propostas até a produção de um documento técnico final, que subsidiará a cerimônia de premiação e a difusão dos resultados. O objetivo é assegurar um processo qualificado, transparente e alinhado aos princípios da imparcialidade.

O projeto está em consonância com os objetivos estratégicos da parceria entre o Ministério do Turismo, a UNESCO e a PTI-BR, voltados à promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da valorização dos recursos naturais e culturais brasileiros, além do fomento à integração regional no Mercosul por meio do turismo.

PRÊMIO – Na edição anterior, realizada em dezembro de 2023, o Prêmio Nacional do Turismo foi ampliado com novas categorias, como turismo sustentável, economia criativa, mudanças climáticas, empreendedorismo feminino e lideranças transformadoras. A expectativa para 2025 é aprofundar os avanços e dar ainda mais visibilidade a projetos que fazem a diferença nos locais onde são desenvolvidos.

Ao destacar experiências diversas em contextos urbanos, rurais, litorâneos e do interior, a premiação favorece a diversificação de oportunidades de reconhecimento e promove o equilíbrio territorial, dialogando diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo