Ministério da Saúde credencia 1,1 mil novas equipes na atenção primária do SUS

Saúde

Para reforçar a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde credenciou 1.133 novas equipes na atenção primária. A medida contempla 735 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal que haviam solicitado a expansão dos serviços, o que representa R$ 106,47 milhões em novos recursos para este ano. Em 2026, o impacto financeiro no orçamento da pasta será de R$ 270,36 milhões.

“Este segundo grande credenciamento de 2025 reforça nosso compromisso de levar a saúde a territórios e populações que mais precisam”, destaca a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas. “A medida ainda fortalece o cuidado integral e estratégias importantes do SUS que ampliam o atendimento para pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e populações ribeirinhas, reduzindo desigualdades no território nacional”, explica.

O credenciamento inclui equipes multiprofissionais na APS (eMulti), de Saúde da Família Ribeirinha, de Consultório na Rua, além das tradicionais equipes de Saúde da Família e equipes de Saúde Bucal, que vão atuar em estabelecimentos como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As regiões mais contempladas foram o Nordeste (377 credenciamentos) e o Sudeste (341), seguidas por Sul (202), Norte (123) e Centro-Oeste (90).

Para receber os recursos financeiros, os entes federados contemplados precisam cadastrar, até setembro, as novas equipes no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e alimentar com atividades os sistemas oficiais do Ministério da Saúde.

As portarias, prazos e demais informações sobre credenciamentos na atenção primária podem ser acompanhadas no Painel Gerência APS.

Fonte: Ministério da Saúde