Gestores escolares do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram, na terça-feira, 15 de julho, da formação “Pé-de-Meia pelo Sucesso Escolar”, realizada no Campus Brasília. A atividade teve como foco o fortalecimento da dimensão educacional do programa Pé-de-Meia, política do Ministério da Educação (MEC) voltada à permanência dos estudantes no ensino médio e à conclusão dessa etapa, com ênfase em estratégias preventivas de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar.
A diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa Costa, avaliou a formação como um espaço qualificado de escuta e troca de experiências entre os profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Segundo ela, “foi muito importante analisar indicadores educacionais e sociais que revelam o desafio relacionado à redução das desigualdades, posicionando o Pé-de-Meia como uma estratégia potente para esse enfrentamento”.
Marisa também destacou o caráter colaborativo da ação entre a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, o que, segundo ela, demonstra “o comprometimento do Ministério da Educação com a plena implementação do programa também nos Institutos Federais, considerando as particularidades dessa estrutura de ensino”.
A programação foi voltada a gestores das Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão (DREPs), das Coordenações de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAEs), das Coordenações Pedagógicas (CDPDs) e das coordenações de curso do ensino médio regular e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ao longo do dia, os participantes compartilharam práticas institucionais, discutiram o uso pedagógico de dados e refletiram sobre ações concretas para garantir o direito à educação.
Para o coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Pierry Tezza, o programa representa uma política pública com potencial transformador. “Ao oferecer suporte financeiro direto aos estudantes, o Pé-de-Meia configura-se como uma política estruturante para o fortalecimento do acesso, da permanência e do êxito escolar, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou. Ele ainda pontuou que a iniciativa contribui não apenas para transformar vidas, mas também para fortalecer as instituições da Rede Federal, ao melhorar indicadores como frequência, evasão e conclusão.
A reitora do IFB, Veruska Ribeiro Machado, também participou da abertura da formação e reforçou o alinhamento entre o programa e a missão institucional da rede: “acreditamos que avançar na compreensão do Pé-de-Meia nos permite também avançar na proposta de ações institucionais que corroborem para o cumprimento de nossa missão, que é transformar vidas por meio da educação profissional”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação