O Grupo de Trabalho do Turismo, responsável por coordenar as ações da Pasta para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), apresentou o relatório parcial de monitoramento das iniciativas preparatórias para o evento, que será realizado em Belém (PA), em novembro.
O documento, que será apresentado ao ministro até o dia 31 de julho, apresenta um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre de 2025, com destaque para ações voltadas à qualificação profissional, desenvolvimento de experiências turísticas sustentáveis, ampliação da infraestrutura, conectividade e promoção do Brasil.
Entre os principais avanços estão a ampliação de cursos da primeira Escola Nacional de Turismo, em Belém, com mais de 3.400 vagas presenciais ofertadas até agora, o estímulo a investimentos no setor turístico com recursos do Fungetur, o aumento da malha aérea e o desenvolvimento de produtos turísticos de base comunitária e ecoturismo. Além disso, foram intensificadas as ações de fiscalização e formalização de empreendimentos turísticos na região.
Para a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o relatório demonstra o compromisso do governo federal com o legado da COP30 para o turismo brasileiro. “Estamos executando um plano robusto, com foco na formalização, qualificação, inclusão, sustentabilidade e infraestrutura. A COP30 é uma oportunidade histórica para posicionar o Brasil como referência em turismo sustentável e transformar o Pará em uma vitrine de boas práticas que podem inspirar o mundo inteiro.”
A atuação do Ministério também inclui campanhas de sensibilização sobre turismo responsável, acessibilidade e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, além da criação de materiais promocionais e estratégias para ampliar a presença do Brasil nos mercados internacionais.
O relatório final do Grupo de Trabalho será entregue ao ministro do Turismo até dezembro de 2025, reunindo os resultados de todas as ações previstas no plano.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo