Nesta segunda-feira (25), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou de encontro com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Após uma série de reuniões em que foram discutidos temas bilaterais, regionais e multilaterais, os mandatários assinaram cinco atos em áreas estratégicas. Os acordos e memorandos de entendimento contemplam setores como aviação, ciência e tecnologia, comércio e relações exteriores.
“Neste momento em que ressurgem o protecionismo e o unilateralismo, Nigéria e Brasil reafirmam aposta no livre comércio e na integração produtiva. São muitas as possibilidades de sinergias entre os dois maiores países de população negra do mundo”, declarou Lula.
A Nigéria é um dos principais parceiros do Brasil no continente africano. Em 2025, as nações comemoram 65 anos de relacionamento bilateral.
Em 2024, o país foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África. O fluxo comercial bilateral foi de US$ 2 bilhões, crescimento de 20% com relação a 2023. O Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%). As importações são concentradas em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Tinubu destacou a importância da ampliação da parceria entre o seu o país e o Brasil. “Falamos sobre a história, sobre a herança africana e brasileira. Já permitimos problemas no passado que nos detiveram, mas hoje dissemos que é o fim disso. Estamos lutando e trabalhando arduamente para o nível de satisfação que nós, enquanto nação, queremos compartilhar com o Brasil”, afirmou.
“Presenciamos novos passos nas relações entre essas nações, que avançam em diferentes áreas com a força de suas similaridades e se fortalece em suas diferenças”, avaliou a titular da Cultura.
Na sequência, o presidente Lula recepcionou o mandatário da Nigéria e autoridades em um almoço no Palácio Itamaraty.
Fonte: Ministério da Cultura