A comunidade próxima à escola Jader Saraiva, localizada na Vila do Incra, em Porto Acre, foi beneficiada nesta terça-feira, 16, com as ações do programa Juntos Pelo Acre, em parceria com o Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. A execução das atividades é realizada por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), com o objetivo de atender pessoas em vulnerabilidade social e promover o acesso à dignidade e à cidadania.
O programa destinou 300 kits de vestuário feminino para a população do município, como uma forma de levar dignidade e bem-estar para as famílias, além dos atendimentos do serviço de Registro Civil, com a emissão de segundas vias de certidões, como casamento, óbito, nascimento e outras.
A técnica de campo da SEASDH, Vanuzia Damasceno, destaca: “Ver o sorriso no rosto das pessoas, olhando para eles quando recebem esses kits, é muito maravilhoso. Beneficia muito as pessoas, porque hoje a maioria da comunidade tem dificuldade para comprar roupa nova. Eles priorizam o alimento, e não sobra recurso, como eles mesmos falam”, concluiu.
A moradora da vila, Vera Lúcia Rodrigues, ressalta que muita gente precisa dos serviços na comunidade e do Vestuário Social: “É muito importante. Eu vim por curiosidade, porque eu nunca recebi, mas muita gente precisa”.
A iniciativa na escola contou ainda com serviços do Bolsa Família, Incra, recreação infantil, Creas, farmácia, clínico geral, enfermagem, vacinação, fisioterapeuta, atualização eleitoral, testes rápidos, psicologia, palestras e outros.
A juíza de Direito da comarca de Porto Acre, Bruna Perazzo, disse que o Projeto Cidadão consegue ser executado por meio das parcerias e, por ser uma região dividida em vilas, há a necessidade de aproximar os serviços da população.
“Aqui em Porto Acre temos a peculiaridade da divisão em vilas: a Sede, a Vila do Incra, a Vila do V e a Vila Caquetá, o que dificulta o acesso aos serviços públicos. Então, o Projeto Cidadão vem justamente se aproximar desse pessoal. A gente agradece a parceria com o governo do Estado e com a Secretaria Estadual de Assistência Social, que trouxe o Vestuário Social, ofertando roupas e kits. Também disponibilizou às mulheres em situação de vulnerabilidade, que tanto precisam, a oportunidade de ter acesso ao documento civil tão necessário para garantir direitos e exercer a cidadania aqui no Acre e em qualquer lugar para onde forem”, destacou.
Com a emissão de segundas vias de certidões, a técnica de registro civil, Cristiane Sena, afirma que o serviço veio para facilitar a atualização de documentos e dar encaminhamento a outros serviços.
“Hoje, para a pessoa tirar uma identidade, ela precisa da certidão atualizada. Então, a gente está trazendo esse serviço justamente para atender a população de Porto Acre, para que possa vir e fazer essa atualização: renovar seus documentos, atualizar o registro no Cras [Centro de Referência de Assistência Social], o CadÚnico. Tudo isso precisa da certidão atualizada. A gente traz esse atendimento para facilitar, porque muitas vezes a pessoa não tem como ir até o cartório e pagar por esse serviço”.
A pedagoga Ivete da Silva aproveitou a oportunidade e renovou as certidões de nascimento de toda a família, que já haviam perdido o prazo para comprovação de mudanças ou estavam rasuradas. “Aqui é um município que, pra tudo, a gente tem que ir lá em Rio Branco para resolver. Então, foi uma boa ação do governo. É uma oportunidade muito boa pra gente, ainda mais pra quem mora em ramais, de difícil acesso. Como estava tudo antigo, foi uma boa oportunidade”, explicou.
Fonte: Governo AC